Notícias

Banca de DEFESA: ANDRÉ DE PAULA SIMÕES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ DE PAULA SIMÕES
DATA: 15/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/drt-scdw-har
TÍTULO:

Distribuição da posse da terra e desenvolvimento socioeconômico: uma análise da correlação entre o Índice de Gini e o Índice de Desenvolvimento Humano entre regiões de Minas Gerais. 



PALAVRAS-CHAVES:

Concentração de terras, desenvolvimento, questão agrária


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A concentração da posse das terras no Brasil é uma constatação histórica, que remonta ao tempo da criação das capitanias hereditárias e sesmarias. A partir dessa base estrutural altamente concentrada, o Brasil concebeu um modelo de desenvolvimento econômico e social que em todos os seus ciclos manteve a estrutura fundiária praticamente inalterada.  Convencionou-se denominar este debate de “questão agrária”, sendo nos anos 1950 e 1960 um ponto central para inúmeros pensadores e pesquisadores brasileiros, como Caio Prado Jr, Alberto Passos Guimarães, Celso Furtado, Ignácio Rangel entre outros. Em 1964 com o regime militar, ao mesmo tempo em que o governo instituiu mecanismos oficiais de regulação fundiária, priorizou medidas que levaram a modernização da base tecnológica do campo, que por seu caráter concentrador de recursos em grandes proprietários e empresas rurais, ficou conhecida como modernização conservadora. Ao longo de todo esse período, mesmo com a intervenção estatal, a base da estrutura fundiária foi pouco alterada no sentido da desconcentração. Estudos recentes têm apontado a existência de uma relação entre a concentração da posse das terras e o desenvolvimento econômico social, porém ainda é difícil estimar o grau dessa influência.  O  presente projeto  tem por objetivo investigar a relação entre a concentração da posse das terras (índice de Gini) e o desenvolvimento econômico e social (IDH) para as mesorregiões do estado de Minas Gerais, tendo por base os dados dos censos agropecuários de 1995/96 , 2006 e 2017, bem como os dados do PNUD sobre desenvolvimento humano municipal no Brasil.   


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUSTAVO FONSECA ALMEIDA - UFSCAR (Suplente)
Interno - THIAGO RODRIGO DE PAULA ASSIS (Suplente)
Presidente - RAFAEL EDUARDO CHIODI (Membro)
Interno - LUCAS GUEDES VILAS BOAS - CEFET/MG (Membro)
Externo à Instituição - HELDER DOS ANJOS AUGUSTO - UFMG (Membro)
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 12:05
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 20/04/2024 04:24