Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DE OLIVEIRA CALISTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DE OLIVEIRA CALISTO
DATA: 13/06/2023
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/mhu-uayb-dms
TÍTULO:

MULHERES RURAIS, PANDEMIA E PATRIARCADO: ESCUTA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE MULHERES RURAIS EM UMA CIDADE NO SUL DE MINAS GERAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Pandemia, COVID-19, Patriarcado, Divisão Sexual do Trabalho, Trabalho Reprodutivo.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO:

A pandemia por COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 atingiu a humanidade de maneira inestimável, no entanto, não é possível dizer que atingiu todas as pessoas da mesma maneira. Grupos mais vulneráveis vivenciaram maiores impactos diante desta fatal realidade. Como é o caso das mulheres, em especial as mulheres rurais, que, por viverem em uma sociedade marcada pelas opressões e explorações patriarcais, enfrentam diversos desafios em dias comuns; como no campo da divisão sexual do trabalho, das explorações vividas pela imposição do trabalho reprodutivo à mulher, assim como a desigualdades diversas marcadas pela imbricação entre sexo, raça e classe. Com a pandemia, esta realidade pode ter sido agravada. Portanto, esta pesquisa intenta captar quais os significados atribuídos para as experiências vividas por um grupo de mulheres rurais do sul de Minas Gerais, durante o primeiro ano da pandemia, 2020, que impôs a necessidade do isolamento social, considerando a estrutura patriarcal da sociedade que se ancora na divisão sexual do trabalho. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, que se utilizará de entrevistas abertas, com viés da metodologia fenomenológica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - VIVIANE SANTOS PEREIRA (Suplente)
Presidente - VERA SIMONE SCHAEFER KALSING (Membro)
Interno - JACQUELINE MAGALHAES ALVES (Membro)
Externo à Instituição - GIOVANNA TEREZA ABREU DE OLIVEIRA - UNIS (Membro)
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 15:45
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 25/04/2024 20:32