Notícias

Banca de DEFESA: GABRIELA SILVEIRA DALKE MEUCCI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA SILVEIRA DALKE MEUCCI
DATA: 09/02/2024
HORA: 09:30
LOCAL: On line
TÍTULO:

POLÍTICAS PÚBLICAS A PARA PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ANÁLISE DO PROGRAMA PCI: PRODUZIR, CONSERVAR E INCLUIR DO GOVERNO DO MATO GROSSO.


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento rural sustentável, Políticas públicas, ESG, Meio ambiente, Produção sustentável


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO:

Com o aumento no interesse a respeito da implementação de políticas públicas para a promoção de desenvolvimento sustentável, é de benefício comum que ferramentas de análise sejam criadas e discutidas. A implementação de projetos estruturados que promovam a transição da produção agrícola para uma produção mais sustentável facilita a análise de performance e sucesso dessas transições. Em 2015 o Governo do Mato Grosso lançou o Programa PCI, Produzir, Conservar e Incluir com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da produção agrícola no estado. O PCI se caracteriza como um programa de abordagem jurisdicional participativa, constituído por 21 metas que visam à redução do impacto ambiental na produção agrícola do estado. O foco deste trabalho é analisar as iniciativas do Governo do Mato Grosso no âmbito das Políticas Públicas buscando relacionar o resultado do programa PCI às leis, portarias e decretos publicados no Diário Oficial. Por meio dessa análise foi possível identificar um modelo positivo e replicável de programa de incentivo que resultem em um sistema eficaz no estímulo a uma produção mais sustentável. Foram listadas todas as 21 metas do programa PCI e também foram listadas e analisadas todas as publicações no Diário oficial do Estado do Mato Grosso no período de janeiro de 2016 e dezembro de 2019. Com o estudo gerado foi possível analisar o impacto da abordagem jurisdicional participativa no resultado do programa PCI nos primeiros quatro anos após sua implementação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO RANULFO LIMA NERY - SENAI (Membro)
Externo à Instituição - LUIZ ANTÔNIO ABRANTES - UFV (Suplente)
Interno - THIAGO RODRIGO DE PAULA ASSIS (Suplente)
Interno - VIVIANE SANTOS PEREIRA (Membro)
Presidente - RENATO ELIAS FONTES (Membro)
Notícia cadastrada em: 16/01/2024 15:09
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 28/04/2024 19:34