Banca de DEFESA: FABIANA ANANIAS VASCONCELLOS

DISCENTE: FABIANA ANANIAS VASCONCELLOS
DATA: 27/03/2024
LOCAL: Distância

PERCEPÇÃO DE PRODUTORES DO ASSENTAMENTO ELDORADO I (CHE GUEVARA) NO MUNICÍPIO DE SIDROLÂNDIA (MS) SOBRE OS SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO PECUÁRIA-FLORESTA (IPF)

Assentamentos rurais. Integração Pecuária-Floresta. Sistemas Silvipastoris. Adoção de tecnologias. Adaptação às Mudanças Climáticas.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos

Considerando a grande relevância dos sistemas integrados de produção agropecuária como uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas, este trabalho buscou compreender quais aspectos limitam a adoção do sistema silvipastoril (SSP), também conhecido como integração pecuária-floresta (IPF), por produtores do Assentamento Eldorado I (Che Guevara), em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, que são beneficiários do projeto Rural Sustentável – Cerrado (PRS-Cerrado). Para isto, foi utilizada a metodologia qualitativa por meio do método de entrevista semi-estruturada com produtores do referido local que são ligados ao projeto, utilizando uma amostragem não probabilística intencional, com escolha deliberada de pessoas para participarem da amostra, que tivessem disponibilidade para a entrevista. Como resultados obtidos foram identificados: o perfil dos produtores beneficiários do projeto, as barreiras para a adoção do SSP e as configurações de SSP mais adequadas para o contexto local de acordo com a visão dos entrevistados. Dos 82 beneficiários do PRS-Cerrado no Assentamento Eldorado I, 50 estão na faixa etária de 46 a 65 anos, 53 são do gênero feminino e 47 possuem somente o ensino fundamental incompleto. As principais barreiras à adoção do IPF identificadas são a falta de clareza sobre o sistema e suas possíveis configurações e a falta de recursos para a sua implantação. Alguns dos entrevistados já praticam o sistema silvipastoril em seus lotes, mas não o identificam como tal, pois sua noção do sistema está ligada à presença do eucalipto como único componente arbóreo. As configurações apontadas pelos entrevistados como as mais adequadas à sua realidade são de sistemas silvipastoris com espécies frutíferas e espécies nativas do Cerrado, com destaque para o cumbaru (Dipteryx alata). A preocupação com o bem estar animal e com a questão ambiental ficou evidente nas entrevistas, apresentando maior peso do que os aspectos econômicos positivos e/ou negativos relacionados ao sistema.

Interno - VIVIANE SANTOS PEREIRA (Suplente)
Interno - THIAGO RODRIGO DE PAULA ASSIS (Membro)
Externo à Instituição - MARCOS ROBERTO PIRES GREGOLIN - UFSM (Membro)
Presidente - MARCELO MARCIO ROMANIELLO (Membro)