Estrutura Física
Descrição Estrutura Física

A UFLA 174 laboratórios temáticos, e dentre eles há 16 Laboratórios Multiusuários (http://prp.ufla.br/centros-de-pesquisa-multiusuario), na qual são desenvolvidas atividades de pesquisa científica destinada a toda comunidade acadêmica da UFLA.


A infraestrutura disponível aos discentes do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde realizarem as atividades dos projetos de pesquisa inclui principalmente os laboratórios localizados no Departamento de Nutrição, visto que o PPGNS está lotado neste departamento. Entretanto, os projetos de pesquisa do PPGNS também contam para sua execução com Laboratórios do Departamento de Educação Física (DEF), Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), Departamento de Medicina Veterinária (DMV), especialmente os laboratórios que apresentam como responsáveis os membros docentes do Programa, além dos laboratórios multiusuários.


Laboratórios do DNU:


-Laboratório de Nutrição Experimental (49m²): É filiado ao Grupo de Pesquisa em Nutrição Experimental e Metabolismo. Nele são desenvolvidas pesquisas nas áreas de metabolismo, bioquímica nutricional, com ênfase na investigação metabólica de doenças crônicas e inflamatórias associadas com potenciais alimentos e nutrientes com características funcionais. Dessa maneira, é um laboratório destinado ao ensino e pesquisa na área de experimentação animal, com aplicação de metodologias de biologia celular e molecular (Western blotting, extração de RNA, PCR), análise de marcadores de inflamação (citocinas, estresse oxidativo) e de alterações histopatológicas. Assim, o laboratório conta com os seguintes equipamentos: agitadores, banho-maria, centrífugas, balanças, estufa, espectofotômetro, freezer e ultrafreezer, geladeira, microscópio, micro-ondas, osmose reversa, homogeneizador de tecidos, aparatos de eletroforese (BioRad), homogenizador (politron), máquina de gelo, pHmetro, leitor de microplaca, micropipetas, gaiolas metabólicas, vidrarias diversas, dentre outros. No ano de 2019 foi recebido via Edital UFLA de PAPP (Programa de Apoio ao Primeiro Projeto para Professores), um termociclador, uma centrífuga de microtúbulos e uma autoclave.


-Laboratório de Técnica Dietética e Tecnologia de Alimentos (128m²): É filiado ao Grupo de Pesquisa em Alimentos e Alimentação Coletiva, destinado ao ensino e pesquisa em alimentos e desenvolvimento de novos produtos, empregando técnicas tradicionais de cocção, resfriamento e desidratação. Os equipamentos disponíveis permitem padronizar a elaboração de produtos, propor novos protocolos de formulação e conservação, investigar as técnicas de preparo mais adequadas para preservação do valor nutricional e funcional dos alimentos, estudar as etapas envolvidas nas alterações físico-químicas, nutricionais e sensoriais que os mesmos sofrem durante o processamento doméstico e/ou industrial, além de ser um espaço para a realização de oficinas culinárias para um público de até 24 pessoas. As pesquisas desenvolvidas neste espaço contribuem para o desenvolvimento de novas preparações e produtos, bem como viabilizam a avaliação do impacto de ações de intervenção nutricional para promoção de habilidades culinárias. O laboratório conta com os seguintes equipamentos: balanças, B.O.D., pHmetros, estufa, eletrodomésticos, seladora, termômetros, vidrarias e utensílios diversos.


-Laboratório de Nutrição Esportiva e Metabolismo (94m²): É filiado ao Grupo de Pesquisa em Nutrição Esportiva. É destinado ao ensino e pesquisa na área de nutrição esportiva e metabolismo energético. Conta com quatro dependências, sendo uma sala de metabolismo equipada com ar condicionado, analisador de gases (Quark RMR Cosmed®), três macas, três mesas e cadeiras com monitores, uma balança plataforma combinado com estadiômetro, adipômetros, fitas métricas, uma unidade Ultrassom (US) BodyMetrix® para avaliação da composição corporal e um armário de escritório. Nesta sala é possível realizar pesquisas que envolvam a avaliação da composição corporal e do metabolismo energético de repouso. Possui também uma cozinha experimental com duas bancadas, equipada com uma geladeira, um freezer, dois liquidificadores, um mixer, um processador de alimentos, um espremedor de frutas elétrico, uma panela de cozimento à vapor, um fogão, um forno microondas, uma balança eletrônica, uma balança analítica, e vidrarias de laboratório (becker, pipetas, bico de bunsen, entre outros). Nesta sala ocorre desenvolvimento de pesquisas envolvendo avaliações e análises de alimentos, desenvolvimento de produtos alimentares, além de oferecer estrutura e equipamento para as atividades da empresa júnior de nutrição da UFLA. Além disso, há uma sala comum com estrutura para os alunos realizarem reuniões e estudo em grupo contendo duas bancadas, duas lousas brancas, um computador de mesa, com impressora, telefone, mesa de escritório, caixa speaker e duas acústicas e por fim um Gabinete de Professor.


-Laboratório de Avaliação Nutricional: O PPGNS conta com dois laboratórios de avaliação nutricional para a condução das aulas práticas das disciplinas do curso de graduação e pós-graduação, além do treinamento dos discentes do programa e condução dos trabalhos de pesquisa. É filiado ao Grupo de Pesquisa em Nutrição Clínica e Dietética destinado ao ensino e pesquisa em nutrição humana. O primeiro laboratório tem uma área total de 77m2 e está dividido em uma área coletiva e consultórios. A área coletiva possui uma mesa ampla para discussão de casos e trabalhos em equipe que comporta confortavelmente até 15 alunos, um equipamento de multimídia e computador adequadamente projetados para exposição em um quadro branco e lousa. Os consultórios individuais são em número de quatro, todos equipados com uma mesa, três cadeiras, uma maca para exame físico, uma balança digital e um estadiômetro de parede. O segundo laboratório foi inaugurado em 2017 com área física de 115 m2 possui também uma área coletiva com duas mesas e cinco consultórios com as mesmas descrições do primeiro laboratório. Os dois laboratórios estão adequadamente equipados e seguem alguns dos equipamentos adquiridos ao longo dos últimos anos: adipômetro científico (cerca de 10), adipômetro clínico (cerca de 10 unidades), adipômetro digital (02 unidades), monitor para medição de glicose (6 unidades), colesterol, triglicérides e lactato (4 aparelhos Accutrend Plus Roche®), aparelhos de pressão adulto e infantil (com braçadeiras específicas para crianças, adultos e pessoas obesas), dinamômetro (2 unidades), aparelho de pressão digital (Omron®), balança bebê conforto (2 unidades) (Welmy®), balança pediátrica (2 unidades), balança pediátrica digital (3 unidades), balança plataforma (2 unidades) e balança plataforma digital (10 unidades), além de estetoscópios, fitas métrica e termômetros digitais. Ainda, três aparelhos de determinação da composição corporal por bioimpedância elétrica, sendo um modelo de dois pontos da marca Tanita®, um modelo de quatro pontos da marca Biodinamics, modelo 310 e um modelo de oito pontos da marca InBody, modelo InBody270; e um aparelho portátil de determinação da composição corporal por leitura na faixa do ultrassom, (Bodymetrix Pro®). Os laboratórios prestam serviços para outros departamentos da UFLA em trabalhos de avaliação da composição corporal e perfis bioquímicos e oferecem empréstimo de equipamentos portáteis para alunos da graduação em nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde destinados à avaliação nutricional, de acordo com a disponibilidade dos mesmos e mediante assinatura de um termo de responsabilidade. Além disso, nos consultórios são realizados atendimentos que fazem parte das aulas práticas do curso de graduação, trabalhos de conclusão de curso, projetos de extensão e de pesquisa da pós-graduação, com impacto direto no desenvolvimento das pesquisas desenvolvidas pelo PPGNS.


-Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional (97m²): É filiado ao Grupo de Pesquisa em Nutrição em Saúde Pública, destinado ao ensino e pesquisa em Educação Alimentar e Nutricional (EAN), planejado para acomodar voluntários de projetos de pesquisa nas áreas de nutrição e saúde. É um espaço equipado para desenvolvimentos de aulas práticas e atendimento à comunidade. As ações e análises desenvolvidas no laboratório possibilitam entender como diferentes métodos pedagógicos podem ser efetivamente aplicáveis à EAN, permitindo identificar estratégias eficazes, capazes de promover mudanças persistentes nas práticas alimentares de diferentes públicos, além do melhor entendimento dos mecanismos que influenciam a adoção e a alteração do comportamento alimentar dos sujeitos. O laboratório busca também adaptar e propor métodos inovadores, como o método intuitivo, trazendo assim resultados inéditos, úteis para o avanço das pesquisas dentro da especialidade que trabalham com os aspectos psicológicos, cognitivos e comportamentais da alimentação, além sustentar discussões que propõem redefinição de políticas de alimentação e nutrição, e oferta de ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis para a população. O laboratório conta com os seguintes equipamentos: cadeiras, mesas, multimídia, murais, camarim e armários contendo materiais de papelaria (cartolina, papel cartão, papel pardo, canetinhas, canetas, tintas, colas, giz de cera, papel sulfite e lápis de cor), recursos pedagógicos (folders, panfletos e cartazes), jogos (quebra-cabeça, jogo da memória, quizzes e outros) e materiais para teatro (fantoches e figurinos). -Laboratório de Caracterização Físico-química de Alimentos (56m²): É filiado ao Grupo de Pesquisa em Alimentos e Alimentação Coletiva e tem como finalidade desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizando a caracterização de nutricional, funcional e físico-química de alimentos novos ou reformulados. É possível realizar análise da composição centesimal e teor de fibra alimentar de alimentos, avaliação de parâmetros físico-químicos (acidez, pH, sólidos solúveis, teor de açúcares totais e redutores), análise de compostos bioativos (teor de fenólicos totais, antocianinas totais e carotenoides) e de atividade antioxidante por quatro diferentes métodos colorimétricos. As análises contribuem para a melhor caracterização de novos alimentos ou versões reformulados, podendo representar os testes principais de algumas pesquisas ou serem análises complementares a testes sensoriais. Em ambos os casos, as análises contribuem para o desenvolvimento de pesquisas mais completas e capazes de atender as etapas típicas de um processo de elaboração e reformulação de produtos. O laboratório conta com os seguintes equipamentos: capela, colorímetro, pHmetro, espectrofotômetro, digestor, destilador, estufas, mufla, extrator de gorduras, micro-ondas, balanças, balanças analíticas, chapa, agitadores, banho-maria, centrífuga, liofilizador, homogeneizador (politron), bomba a vácuo, deionizador, moinho, B.O.D., refratômetro, termômetros, evaporador rotativo, cuba de ultrassom, agitadores de peneiras, manta aquecedora, dessecador, vidrarias em geral, impressora, computador, dentre outros. Em 2019, o laboratório foi adaptado para a instalação de uma capela de exaustão de gases.


-Laboratório de Análise Sensorial (48m²): É filiado ao Grupo de Pesquisa em Alimentos e Alimentação Coletiva. Neste laboratório são desenvolvidas atividades de finalização do preparo de alimentos para a realização de testes sensoriais afetivos, descritivos e discriminativos. Estes testes são empregados para realizar a caracterização sensorial de produtos, direcionar a avaliação da viabilidade de comercialização, acompanhar e definir a vida útil e a aceitabilidade de novos produtos ou alimentos tradicionais reformulados. As pesquisas desenvolvidas nesse laboratório contribuem para a descrição do perfil sensorial de alimentos, podendo ser realizados testes robustos que compõem o objeto principal de pesquisa ou testes que complementam a caracterização de um alimento e assim contribuem para a obtenção de estudos mais completos e de impacto científico. O laboratório conta com os seguintes equipamentos: balanças, eletrodomésticos, termômetro, refratômetro, pHmetro, utensílios diversos, impressora e computadores.


Em 2019, a maioria dos laboratórios do DNU citados acima recebeu equipamentos de ar condicionados para melhoria das condições de estudo e trabalho e para a manutenção dos equipamentos listados. Ainda, cabe ressaltar, que em 2019 houve um acordo entre o Departamento de Nutrição e a Reitoria para a construção do Prédio III do DNU. As obras eram para ter início ainda em 2019, mas devido ao atraso na compra de materiais, iniciará no primeiro semestre de 2020. Na estrutura proposta para o Prédio III, estão incluídos: Laboratório de Avaliação Nutricional (85m2), Sala de reuniões (40m2), oito Gabinetes de docentes (66m2), Sala de aula para pós-graduação (80m2), Laboratório de Nutrição Clínica (40m2), Laboratório Alimentos e Alimentação Coletiva (80m2), Laboratório de Saúde Coletiva (50m2) e Laboratório de Análises Físico-Químicas (20m2). A estrutura detalhada foi prevista principalmente na demanda do desenvolvimento de projetos de pesquisas incluindo pós-graduação e graduação, a alocação das disciplinas do PPGNS e acomodação de docentes já contratados e futuros. A partir da construção do Prédio III, o Laboratório de Nutrição Experimental será ampliado, ganhando aproximadamente 15m2.


Laboratório Complementar do DEF:


- Laboratório de Estudos do Movimento Humano: É filiado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Respostas Neuromusculares destinado ao ensino e pesquisa em fisiologia do exercício, atletismo, biodinâmica do exercício e treinamento. É um espaço importante no processo de ensino-aprendizagem e tem ênfase nos estudos de fisiologia do exercício e treinamento esportivo. O laboratório conta com os seguintes equipamentos: balanças, ergoespirômetro, aparelho de bioimpedância, adipômetros, fitas métricas, monitor de lactato, monitores cardíacos, medidor eletrônico de pressão arterial, termômetros, estadiômetro, anilhas de pesos diversos, aparelho de agachamento guiado e utensílios diversos.


Laboratório Complementar do DMV:


- Laboratório de Fisiologia e Farmacologia: É destinado a desenvolver pesquisas de atividade biológica para pesquisa de graduação e pós-graduação, voltada para estudos, experimentação, microscopia e análises clínicas. Consta com os seguintes equipamentos: 5 salas de 40 m2 e Laboratório central com 150 m2 equipadas com estufas; centrífuga; capela de fluxo; microscópios; balança analítica, leitora de microplacas; banho maria; agitadores, leitor ELISA, cuba e fonte para eletroforese, osmose reversa, destilador de água, pHmetro, freezer, geladeira, equipamento para Western Blotting, ultrafreezer -70oC, citômetro de fluxo.


Os laboratórios multiusuários que dão suporte à atividades do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde são: - Biotério Central (550 m2): O Biotério Central da Universidade Federal de Lavras possui área atualmente dividida em 50% para a criação e experimentação de alevinos 50% para a criação e experimentação de roedores. Nesse espaço são desenvolvidas pesquisas básicas relacionadas com fisiologia, patologia, biologia celular e em nutrição experimental. No caso do PPGNS, os pesquisadores vinculados utilizam o Biotério nas pesquisas de avaliação de alimentos, nutrientes e/ou compostos alimentares em diferentes enfermidades em roedores, com efeitos de proteção, atenuação ou até tratamento de doenças, como obesidade, diabetes, câncer, entre outros. Para tal, sua estrutura física se apresenta: possui uma sala de 10m2 para a procriação e manutenção de ratos da espécie Wistar, e uma sala para a procriação e manutenção dos roedores da espécie camundongos com 10m2, das linhagens C57BL6 e BALBc. Essas salas possuem um sistema de micro-isoladores que consistem em estantes de circulação de ar fechado onde os animais podem ser criados de forma isolada em suas respectivas caixas. Cada sala de criação de roedores possui 50 caixas completas. O biotério conta também com uma sala de 18m2 que é utilizada como apoio para a lavagem de material do biotério e as caixas onde os animais são acondicionados. Estruturalmente ainda há 2 salas de experimentação animal de aproximadamente 18m2 cada uma, com gaiolas metabólicas. Uma sala de aproximadamente 25m2 é utilizada atualmente como depósito para maravalha e ração que são utilizados para a criação dos animais. Um outra sala de quarentena (para recebimento de animais provenientes de outros biotérios). O biotério conta ainda com ar condicionado, timer para controle do ciclo claro/escuro, refrigerador vertical e freezer horizontal. No ano de 2019 o Biotério permaneceu parte do período em reformas para adequação das suas instalações, de acordo com as Normas Vigentes do CONSEA, onde apresentará sistema de exaustão, equipamentos de ar condicionado mais adequados a sua estrutura física e estantes para manutenção dos animais.

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 07/05/2024 21:53