Banca de DEFESA: ANA PAULA ALVES MENDES

DISCENTE: ANA PAULA ALVES MENDES
DATA: 24/05/2019
LOCAL: Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional - DNU

VIABILIDADE ECONÔMICA VERSUS NUTRICIONAL: COMPARAÇÃO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DE BARRAS PROTEICAS DE DIFERENTES CUSTOS DE PRODUÇÃO

Lanche. Alimento proteico. Atleta. Composto fenólico. Radical livre.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Alimentos com propriedades antioxidantes podem auxiliar na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Essas propriedades podem ser obtidas através de alimentos comuns e economicamente acessíveis, não sendo necessário o gasto com alimentos de alto custo, amplamente divulgados pela indústria de alimentos, como alimentos com propriedades funcionais/terapêuticas. As barras alimentícias são opções para a incorporação desses ingredientes, por serem lanches práticos. Aquelas fontes de proteínas são, atualmente, as de maior demanda no mercado. Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma barra proteica com propriedades antioxidantes, feita com ingredientes economicamente acessíveis e comparar seu potencial antioxidante à de outra barra proteica desenvolvida com ingredientes mais onerosos comparados à primeira. As barras foram caracterizadas quanto a composição centesimal, de minerais, teor total de carotenoides e de compostos fenólicos e propriedades antioxidantes. Avaliou-se a aceitação sensorial e preferência, e a influência das informações: preço, valor nutricional e lista de ingrediente de cada barra, na aceitação das mesmas. Para essa etapa, realizou-se duas sessões do teste de aceitação, sendo uma sem e a outra com as informações. Por fim, foi avaliado quais os fatores são considerados de maior importância da escolha de um produto e caracterizado o hábito de leitura das informações nutricionais e dos apelos de saúde, dos participantes do teste sensorial. Verificou-se que a barra de custo superior (CS) e de custo inferior (CI), apresentaram, respectivamente: 30,5% e 30,0% de carboidrato, 21,0% e 24,0% de umidade, 20,5% e 22,0% de proteína, 19,5% e 16,5% de fibra alimentar, 6,0% e 5,50% de lipídeo, 2,5% e 2,0% de cinzas e 259,5Kcal/100g (89Kcal/porção (34g)) e 255,0Kcal/100g (87,5Kcal/porção (34g)). Ambas as barras podem ser classificadas como alimentos fontes de proteínas, de baixo teor de gorduras totais e alto conteúdo de fibra alimentar. A barra CI apresentou valor superior de carotenoides totais (3,33μg/g) ao da barra CS (1,80 μg/g) e o mesmo foi observado para fenólicos totais, tendo a barra CI apresentado 349,19mg EAG/100g e a barra CS 260,38mgEAG/100g. Quanto ao potencial antioxidante, pelo método ABTS, o potencial da barra CI foi quase o dobro (703,18μM de trolox/g) ao apresentado pela barra CS (385,65 μM de trolox/g); pelo método β-caroteno/ácido linoleico essa diferença foi o dobro, tendo a barra CI exibido 94,63% de proteção da oxidação e a barra CS 33,39%. Já pelo método FRAP, não houve diferença estatística, tendo a barra CI apresentado (661,70 μM de sulfato ferroso/g) e a barra CS (609,78 μM de sulfato ferroso/g). As barras foram sensorialmente aceitas e igualmente preferidas, e as informações não influenciaram na aceitação. Os aspectos sensoriais foram classificados como os fatores de maior importância na escolha de um produto e o hábito de leitura das informações nutricionais e de saúde é baixo. Conclui-se que é possível o desenvolvimento de produtos saudáveis, com propriedades funcionais e economicamente acessíveis, não sendo necessário o gasto com produtos onerosos para obter a proteção antioxidante que auxilia na prevenção das DCNT.

Presidente - MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA
Interno - MARIANA MIRELLE PEREIRA NATIVIDADE
Externo ao Programa - JUCIANE DE ABREU RIBEIRO PEREIRA - DNU
Externo à Instituição - MEIRE DE OLIVEIRA BARBOSA - UFV