Banca de DEFESA: MONIQUE LOUISE CASSIMIRO INÁCIO

DISCENTE: MONIQUE LOUISE CASSIMIRO INÁCIO
DATA: 14/06/2019
LOCAL: Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional - DNU

MÉTODO INTUITIVO COMO METODOLOGIA INOVADORA PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Promoção da saúde. Prevenção de doenças. Fundamentação pedagógica. Alimentação. Comportamento alimentar.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Cada vez mais se identifica a necessidade de fundamentação em metodologias inovadoras no ensino da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Sabendo disso, o objetivo do estudo foi: i) caracterizar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica participantes de dois projetos sociais da cidade de Lavras, MG, Brasil quanto a cor da pele, condições de moradia, segurança pessoal, estado nutricional e (in)segurança alimentar e nutricional pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA); ii) avaliar a efetividade do Método Intuitivo como metodologia inovadora no ensino da EAN iii) comparar a efetividade do Método Intuitivo com a metodologia expositiva (palestra) iv) comparar a efetividade das intervenções aplicadas a menor prazo (3 meses) com aquelas de maior prazo (6 meses); v) avaliar o impacto das intervenções no consumo alimentar dos escolares. Para tanto, a população amostral (n=246), foi dividida em dois grupos. Grupo controle, que recebeu intervenções baseadas na metodologia expositiva de ensino (palestra), e grupo de tratamento, que recebeu ações baseadas no método inovador (Método Intuitivo). O estudo foi dividido em três etapas: avaliação inicial, quatro intervenções principais baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPPB) e avaliação final (reaplicação dos instrumentos aplicados na avaliação inicial). Os escolares pertencentes à Instituição A receberam apenas essas intervenções principais durante 3 meses e aqueles provenientes da Instituição B, receberam além dessas intervenções, atividades complementares, por 6 meses. Os dados foram tabulados no software EpiinfoTM versão 7.2.6. Para a caracterização dos participantes foi realizada a análise de frequência e as proporções comparadas pelo teste de qui-quadrado no software SPSS®. O efeito do tipo de metodologia aplicada nas variáveis respostas foi analisado por modelos de regressão logística, no software R, versão 3.5.2.3. A população em estudo foi caracterizada como predominantemente negra (43,9%), eutrófica (56%) e em (in)segurança alimentar (69,9%). Não foram observadas diferenças no padrão de respostas referentes ao local de moradia entre os sujeitos dos diferentes tipos de cor de pele. Foi constatado que a razão de chance de melhora na auto eficácia para a elaboração de receitas por parte de um participante submetido às intervenções baseadas no Método Intuitivo foi aumentada em média 3 vezes quando comparados àqueles submetidos à palestra. Nas questões relacionadas ao conhecimento sobre alimentação e nutrição, observou-se que os alunos submetidos a intervenções com atividades complementares possuíam em média 3,5 vezes mais chances de construir maior conhecimento quando comparados àqueles submetidos a intervenções de menor duração. Já para o consumo alimentar, foi identificado que aqueles submetidos ao Método Intuitivo em menor prazo, além de diminuírem significativamente o consumo de ultraprocessados e processados, aumentaram o consumo de minimamente processados e alimentos in natura. Logo o Método Intuitivo pode ser utilizado no ensino da EAN, visto que apresentou resultados superiores ao método expositivo tanto na auto eficácia para oficinas culinárias, quanto no consumo alimentar dos participantes. Foi observado também, que ações de EAN aplicadas em maior prazo, tendem a ser mais efetivas, uma vez que impactaram positivamente tanto no conhecimento sobre alimentação e nutrição quanto no consumo alimentar dos voluntários.

Presidente - MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA
Interno - MAYSA HELENA DE AGUIAR TOLONI
Externo ao Programa - JUCIANE DE ABREU RIBEIRO PEREIRA - DNU
Externo à Instituição - MARCOS COELHO BISSOLI - UNIFAL