Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DE ALMEIDA SILVA REZENDE

DISCENTE: AMANDA DE ALMEIDA SILVA REZENDE
DATA: 06/11/2019
LOCAL: Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional - DNU

PERCEPÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG

Imagem corporal. Mídia. Comer emocional.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Evidências científicas indicam que os hábitos alimentares em adolescentes podem ser influenciados pela imagem corporal, pelo peso, pelo estado nutricional, influência da mídia, de familiares e pares. Principalmente as meninas, que se preocupam mais com a aparência e o corpo são um grupo de risco para desenvolverem comportamentos alimentares disfuncionais – dentre eles a prática de dietas e o comer emocional. O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção corporal e comportamento alimentar de adolescentes de escolas públicas do município de São João del-Rei. Foram utilizados como instrumentos os questionários i) Body Shape Questionaire (BSQ) para verificação da percepção corporal e ii) The three factor eating questionnaire – R21 (TFEQ-21) para identificação de aspectos do comportamento alimentar. Os resultados preliminares destacam que a média de idade foi de 15 anos, sendo que 50% dessas meninas apresentaram algum grau de insatisfação corporal pelo BSQ. Com relação ao comportamento alimentar a média de cada uma das variáveis avaliadas foram: restrição cognitiva 29,7; alimentação emocional 54,4 e descontrole alimentar 59,8. Entende-se que a preocupação excessiva com o peso ou obsessão pela magreza pode gerar em adolescentes um comportamento alimentar disfuncional moderado a alto. Espera-se que ao efetuar a correlação da insatisfação corporal com os domínios do comportamento alimentar das adolescentes possa-se esclarecer se o destaque que as dietas têm no cenário atual, a influência da mídia sobre comportamentos e a imposição de padrões corporais estão refletindo na maneira como meninas se relacionam com a comida.

Externo ao Programa - CAROLINA MARTINS DOS SANTOS CHAGAS - DNU (Membro)
Interno - LILIAN GONCALVES TEIXEIRA (Membro)
Interno - LIVIA GARCIA FERREIRA (Suplente)
Presidente - MARCELLA LOBATO DIAS CONSOLI (Membro)