Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA RIBEIRO COUTO

DISCENTE: PATRÍCIA RIBEIRO COUTO
DATA: 08/01/2020
LOCAL: Laboratório de Avaliação Nutricional - DNU 4

IDENTIFICAÇÃO E PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES CULINÁRIAS EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Alimentação Saudável. Educação Alimentar e Nutricional. Intervenção.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A alimentação dos estudantes universitários sofre mudanças desde o ingresso na universidade, sendo observada uma maior tendência em adotar uma alimentação inadequada, marcada pelo consumo de alimentos ultraprocessados e realização de refeições com menos regularidade. Diante disso, como estratégia de promoção à alimentação saudável O Guia Alimentar para a População Brasileira propõe o desenvolvimento das habilidades culinárias como instrumento capaz de promover hábitos alimentares saudáveis. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e promover as habilidades culinárias, e identificar a qualidade da alimentação de universitários propondo um modelo de intervenção para promoção de práticas alimentares saudáveis. Foi utilizada uma amostra de 88 estudantes, divididos em Grupo Controle (Sem intervenção) e Grupo Intervenção (Submetido à realização de oficinas culinárias práticas e palestras) ambos matriculados no primeiro, segundo e terceiro período de cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras. A pesquisa foi realizada em três etapas: 1ª etapa: autopreenchimento online de questionários; 2ª etapa: realização de atividades de intervenção em educação alimentar e nutricional (cinco oficinas culinárias com duração de 3 horas/cada) com o Grupo Intervenção, e reaplicação dos questionários para ambos os grupos; 3ª Etapa: ocorreu 4 meses após o encerramento da 2ª etapa e consistiu na reaplicação dos questionários. Do total de estudantes do grupo intervenção, 95% pertencem à faixa etária de 18 a 25 anos e 56,8% são do sexo feminino, predominando a renda familiar de um a três salários mínimos (47,7%), com a maioria morando com colegas (52,3%). A maioria (81,8%) não eram originários de Lavras-MG e o curso com maior número de alunos participantes foi o de Engenharia (20,5%). Em relação ao estado nutricional, foi predominante o estado de eutrofia (61,4%). Antes da intervenção, (81,8%) dos estudantes consideravam saber cozinhar sendo, após a intervenção, 97,7%. Realizar a refeição principal (almoço/jantar) em casa foi relatado por 52,3% e entre aqueles que realizavam essa refeição fora de casa, 50% almoçavam ou jantavam no restaurante universitário. Do total dos estudantes, 52% participaram de cinco encontros. Observou-se que houve melhora significativa de 75% dos oito indicadores culinários, sendo estes: índice de disponibilidade e acessibilidade de frutas e vegetais; atitude culinária; autoeficácia na utilização de técnicas culinárias básicas; autoeficácia na utilização de frutas, vegetais e temperos; autoeficácia no consumo de frutas e vegetais e aumento do conhecimento sobre termos e técnicas básicas de culinária. Em relação à qualidade da alimentação, os estudantes estão no caminho para uma alimentação saudável, havendo melhora significativa em alguns parâmetros, como: ingestão de frutas ou castanhas nos pequenos lanches do dia; preferência por frutas, legumes e verduras orgânicos; consumo de fruta no café da manhã e iniciativas para comprar alimentos em feiras livres ou feiras de rua. Os resultados sugerem que a intervenção culinária é um instrumento eficaz para o desenvolvimento das habilidades culinárias e promoção da alimentação saudável entre estudantes universitários. Com isso, as oficinas culinárias podem se tornar um modelo de intervenção alimentar e nutricional a ser trabalhado entre o público universitário, além da população em geral.

Presidente - MARIANA MIRELLE PEREIRA NATIVIDADE (Membro)
Interno - MAYSA HELENA DE AGUIAR TOLONI (Membro)
Externo à Instituição - DÉBORA VASCONCELOS BASTOS MARQUES - UNIFAL (Membro)
Externo à Instituição - RAFAELA CORRÊA PEREIRA - IFMG (Suplente)