Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA COSTA PEREIRA

DISCENTE: FERNANDA COSTA PEREIRA
DATA: 14/02/2020
LOCAL: Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional - DNU

INTERVENÇÕES EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES UTILIZANDO O MÉTODO INTUITIVO

Estratégia pedagógica. Saúde escolar. Estudos de intervenção.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Sabendo-se que a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) ocupa posição estratégica na promoção da alimentação adequada e saudável, ainda percebe-se o predomínio de métodos expositivos e verticais de intervenção educativa, não favorecendo a construção ativa do sujeito. Diante disso, foi considerado o método intuitivo proposto por Pestalozzi como metodologia alternativa e inovadora para as ações de EAN, o qual tem como princípio que a consciência do educando se forma por meio de experiências e a utilização de julgamento próprio como meio de construção do conhecimento. Nesse contexto, objetivou-se aplicar a metodologia expositiva dialogada (MED) e método intuitivo (MI) para realizar EAN e analisar a percepção dos educandos sobre o aprendizado a partir delas e avaliar se houve mudanças nas práticas alimentares após esse processo. Ressalta-se que esse é um estudo pioneiro, visto que não há relatos do uso do MI no campo da saúde e, principalmente, na área de nutrição. A pesquisa teve caráter qualitativo-descritivo, delineada por meio de um estudo de caso desenvolvido em duas instituições de apoio social no município de Lavras-MG. Nestas foram realizadas ações de EAN, baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014), com 300 escolares e adolescentes com faixa etária entre 7 e 15 anos. Inicialmente os participantes foram alocados em grupos diferentes sendo que um grupo participou das intervenções que utilizaram o MED, no formato de palestra, e o outro grupo das intervenções que usaram o método MI, abordando os mesmos temas do MED, porém, de forma mais ativa e dinâmica, seguido por uma roda de discussão. Ao final dessa etapa, fez-se o cruzamento de forma que os alunos participantes de uma determinada metodologia, participassem da outra. Posteriormente às intervenções, como estratégia de pesquisa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, composta por 9 perguntas, a qual foi aplicada em 70 educandos, selecionados por acessibilidade. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Foi possível observar que durante a aplicação das metodologias, os sentimentos positivos prevaleceram. Em relação ao MED, os alunos apontaram como característica o uso de recurso audiovisual e 40% dos escolares e 40% dos adolescentes relataram ter tido aprendizado sobre alimentação e nutrição com essa metodologia. No MI, elencaram como características do método as atividades ao ar livre, oportunidade de participação e diálogo de forma interativa e contato com o objeto em estudo. 87,7% dos escolares e 87,5% dos adolescentes responderam que houve aprendizado efetivo com o MI. Quando questionados sobre qual método de intervenção mais gostaram, 76,7% dos escolares e 80% dos adolescentes gostaram mais do MI. Do público adolescente e 5% gostou de ambos. Observou-se também mudanças nas práticas alimentares após as intervenções, principalmente em relação a criticidade nas escolhas alimentares, destacando o aumento da ingestão de alimentos in natura em detrimento dos produtos ultraprocessados, e no desenvolvimento de habilidades culinárias. Portanto, conclui-se que ambos os métodos proporcionaram aprendizado e promoveram mudanças nas práticas alimentares, entretanto, o método intuitivo demonstrou maior sentido e significação para os participantes além de ter sido mais efetivo na construção do conhecimento.

Presidente - MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA (Membro)
Interno - LILIAN GONCALVES TEIXEIRA (Membro)
Externo ao Programa - JUCIANE DE ABREU RIBEIRO PEREIRA - DNU (Suplente)
Externo à Instituição - RAFAELA CORRÊA PEREIRA - IFMG (Membro)