Banca de DEFESA: PATRICIA TAVARES DOS SANTOS

DISCENTE: PATRICIA TAVARES DOS SANTOS
DATA: 02/03/2020
LOCAL: Laboratório de Avaliação Nutricional - DNU1

FATORES QUE INTERFEREM NA ADESÃO AO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2.

Diabetes Tipo 2. Autocuidado. Atividade física.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

O Diabetes Mellitus do tipo 2 (DM2) é uma importante doença crônica não transmissível que representa uma das principais causas de hospitalização e mortalidade na população. Resultando em um alto custo aos sistemas de saúde e aos indivíduos diagnosticados com a doença. O controle glicêmico é a principal meta do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2. Para alcançar o controle glicêmico adequado são necessárias algumas atividades de autocuidado como alimentação saudável, prática de atividade física, cuidado com os pés, monitorização da glicemia, além do uso da medicação prescrita. Porém há elevadas taxas de falta de adesão ao tratamento o que compromete a terapia. Assim o objetivo deste trabalho é identificar e definir quais os fatores que interferem nesta adesão. A pesquisa foi realizada no município de Três Corações – MG. Participaram deste estudo 103 adultos, de ambos sexos, com diagnóstico de DM2, com idade entre 34 e 81 anos. Foram avaliados através de questionário socioeconômico, Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes (QAD) e Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Os dados coletados foram descritos como frequência, média, desvio padrão e analisados através de regressão logística e análise de cluster (p<0,05). No questionário QAD a atividade com maior adesão foi relacionada à ingestão de medicamentos (6,52 dias ±1,52) e a menor adesão foi a atividade relacionada à prática de exercícios físicos específicos (1,29 dias ±2,11). O questionário IPAQ determinou que 66,0% dos participantes atingiram as recomendações de atividade física da Associação Americana de Diabetes de 150 minutos de atividade física por semana. Através da análise de cluster identificou-se que os fatores que interferem na adesão às atividades de autocuidado foram baixo grau de escolaridade, o não uso de metformina e baixos índices de hemoglobina glicada. Já o baixo grau de escolaridade leva a não adesão às recomendações de atividade física. Em conclusão, foi possível demonstrar que alguns fatores podem interferir na adesão ao tratamento do DM2 e assim ações de educação em saúde específicas podem ser promovidas para estes grupos.

Presidente - RODRIGO FERREIRA DE MOURA (Membro)
Externo ao Programa - CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA - DSA (Suplente)
Externo ao Programa - ALINE CARVALHO PEREIRA - DSA (Membro)
Externo à Instituição - LIDIANE ORLANDI - UNILAVRAS (Membro)