Banca de DEFESA: BRENDA LOISE MONTEIRO

DISCENTE: BRENDA LOISE MONTEIRO
DATA: 12/03/2020
LOCAL: Laboratório de Avaliação Nutricional - DNU 1

POSTNATAL OVERNUTRITION AND UNDERNUTRITION AND IMMUNOMETABOLIC MARKERS IN MICE DURING ADULTHOOD

programação metabólica; síndrome metabólica; inflamação.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Através da hipótese de programação metabólica, modificações nutricionais no período neonatal podem influenciar processos fisiológicos com repercussão na vida adulta, favorecendo ou prevenindo o desenvolvimento de alterações imunometabólicas e, consequentemente, a instalação de doenças crônicas. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da hiperalimentação e da restrição alimentar pós-natal em marcadores metabólicos e inflamatórios na vida adulta. Camundongos C57BL/6 fêmeas foram acasaladas durante um período de 10 dias. Após o nascimento dos filhotes, o tamanho das ninhadas foi remanejado para o período de lactação, obtendo os grupos experimentais: controle (C) com a ninhada padrão de 8-10 filhotes, restrição alimentar (UN) com a ninhada aumentada para 15-16 filhotes e hiperalimentação (ON) com a ninhada reduzida para 3-4 filhotes. Apenas os filhotes machos foram utilizados no estudo, sendo o processo descrito acima repetido até a obtenção do número de animais desejado para os grupos experimentais (C=8; ON=8; UN=6). Após o desmame, que ocorreu aos 21 dias de vida, os animais foram mantidos com livre acesso a água e ração comercial padrão. O peso corporal e o consumo alimentar dos animais foram aferidos semanalmente. Após a eutanásia e coleta de tecidos, que ocorreu aos 120 dias de vida, as análises bioquímicas foram realizadas através de kits comerciais. Concentrações de adipocinas séricas, bem como citocinas no tecido adiposo epididimal foram determinadas por ELISA. Lipídeos hepáticos foram extraídos pelo método de Folch e posteriormente avaliados por kits comerciais. Marcadores de estresse oxidativo (TBARS e concentração de hidroperóxidos) e enzimas antioxidantes (SOD e CAT) foram determinados por método colorimétrico. Análises estatísticas foram realizadas no GraphPad Prism®, e a comparação entre os grupos experimentais se deu pelo teste t de student. O nível de significância adotado foi de P<0.05. O grupo ON apresentou aumento do peso corporal aos 21 e 120 dias de vida, bem como aumento no peso do fígado e do tecido adiposo epididimal, enquanto o grupo UN apresentou menor peso corporal aos 21 dias de vida, e menores índice de Lee e peso do tecido adiposo epididimal. Em relação aos parâmetros bioquímicos, o grupo ON apresentou maiores concentrações séricas de glicose, colesterol total e LDL-colesterol, além de triacilglicerol hepático. O grupo UN exibiu maiores concentrações séricas de LDL-colesterol e triacilglicerol, além de menor concentração de HDL-colesterol e maior concentração hepática de triacilglicerol. Na avaliação do estresse oxidativo hepático, ambos os grupos experimentais apresentaram maiores concentrações de TBARS e hidroperóxidos, além de redução na atividade da catalase. Ambos os grupos apresentaram maior concentração de TNF-α no tecido adiposo epididimal. Em relação às adipocinas séricas, o grupo ON apresentou aumento nas concentrações de resistina e leptina, enquanto o grupo UN exibiu aumento de leptina e redução nas concentrações de resistina, quemerina e adiponectina. Dessa forma, ambos os grupos experimentais induziram alterações metabólicas e inflamatórias persistentes na vida adulta, elevando o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas.

Presidente - LAURA CRISTINA JARDIM PORTO PIMENTA (Membro)
Interno - ANDREZZA FERNANDA SANTIAGO (Suplente)
Externo ao Programa - JUCIANE DE ABREU RIBEIRO PEREIRA - DNU (Membro)
Externo à Instituição - ADALIENE VERSIANI MATOS FERREIRA - UFMG (Suplente)