Banca de DEFESA: AMANDA DE ALMEIDA SILVA REZENDE

DISCENTE: AMANDA DE ALMEIDA SILVA REZENDE
DATA: 01/09/2020

OS PADRÕES DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR ESTÃO ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM MENINAS ADOLESCENTES ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG

Compulsão Alimentar; Dieta; Insatisfação corporal; Meios de Comunicação de Massa; Regulação Emocional.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Evidências científicas indicam que os hábitos alimentares em adolescentes podem ser influenciados dentre outros fatores pela imagem corporal, pelo peso, pelo estado nutricional, pela mídia audiovisual, familiares e amigos. As meninas, que se preocupam mais com a aparência e o corpo, são um grupo de risco para desenvolverem comportamentos alimentares disfuncionais – dentre eles a prática de dietas e o comer emocional disfuncional. O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção corporal e o comportamento alimentar de adolescentes do sexo feminino de escolas públicas do município de São João del-Rei. O primeiro quesito foi avaliado pelo Body Shape Questionaire (BSQ) e os aspectos do comportamento alimentar pelo The three factor eating questionnaire – R21 (TFEQ-21). Para avaliar a associação entre as variáveis foi feita correlação de Spearman. O teste de Kruskal-Wallis foi aplicado para comparar dois ou mais grupos independentes e a Análise de Correspondência Múltipla para avaliar correlação e variabilidade. A média de idade foi de 15±0,8 anos, sendo que 50% dessas meninas apresentaram algum grau de insatisfação corporal pelo BSQ. Com relação ao comportamento alimentar a média de cada uma das variáveis avaliadas foram: restrição cognitiva 29,7; alimentação emocional 54,4 e descontrole alimentar 59,8. O estudo mostrou que existe correlação entre os escores do BSQ e as três variáveis do comportamento alimentar avaliadas; que a insatisfação está relacionada a escores acima de 50% de AE e que níveis mais elevados de AE se associam a níveis mais elevados de DA. Como a literatura já aponta que a insatisfação corporal junto com sintomas de comer disfuncional pode ser sugestiva de risco elevado para o desenvolvimento de transtorno alimentar, conclui-se que seja fundamental fortalecer estratégias pautadas na aceitação do corpo para a construção de uma relação saudável com a comida e adoção de bons hábitos alimentares.

Presidente - MARCELLA LOBATO DIAS CONSOLI (Membro)
Interno - LILIAN GONCALVES TEIXEIRA (Suplente)
Externo ao Programa - CAROLINA MARTINS DOS SANTOS CHAGAS - DNU/FCS (Membro)
Externo à Instituição - LUCILENE REZENDE ANASTACIO - UFMG (Suplente)