Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA NASCIMENTO HERMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA NASCIMENTO HERMES
DATA: 14/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

RASTREIO DO ESTADO NUTRICIONAL, QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO E SONO EM CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE ECONÔMICA NA CIDADE DE LAVRAS – MG.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavra-chave: sono, obesidade, ganho de peso


PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO:

RESUMO 

Introdução: O número de crianças e adolescentes com excesso de peso cresceu de  maneira importante nas últimas quatro décadas. Além das mudanças na qualidade da  alimentação e no estilo de vida, outros fatores como a qualidade do sono vêm sendo  importantes determinantes desse desfecho.  

Objetivo: Avaliar a relação entre estado nutricional, qualidade da alimentação e sono  em uma amostra de crianças de uma escola pública de Lavras-MG.  

Métodos: O estudo foi composto por uma amostra aleatória de crianças, entre 4 e 10  anos, estudantes de uma escola pública do município de Lavras – MG. Todos os  participantes foram submetidos a medidas antropométricas de peso e estatura, com  posterior calculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além disso, foi avaliada a medida 

de circunferência de cintura. A avaliação da qualidade do sono foi realizada através do  Questionário de Hábitos de Sono das Crianças (QSTC-PT). O consumo alimentar foi  avaliado através da aplicação de um recordatório 24 horas (R24h). Também foi avaliada  a qualidade da alimentação fornecida na escola por meio do método de Avaliação  Qualitativa dos cardápios (AQPC). Ambos os questionários foram respondidos pelos  responsáveis. Com relação à análise estatística, as variáveis foram analisadas quanto a  sua normalidade e realizadas análise de correlação simples e regressão linear múltipla  utilizando-se variáveis de qualidade do sono como dependentes. 

Resultados: A amostra foi composta por 47,5% de participantes do sexo masculino, com média de idade de 7±1,6 anos e a obesidade esteve presente em apenas 11% da  amostra. Cerca de 42% dos participantes foram classificados como tendo a qualidade do  sono boa e 33,9% com qualidade de sono ruim. O tempo total médio de sono foi de  8±1,28 horas. Em relação ao consumo alimentar em casa, cerca de 97% dos  participantes relataram ter consumido produtos ultraprocessado. O cardápio da merenda  escolar mostrou que a maioria dos parâmetros não atendeu aos critérios de qualidade. O  grupo de crianças com excesso de peso apresentou menor tempo de sono (481,2±66,7  minutos) e menor número de refeições (4,7±1,1 refeições ao dia).  

Considerações finais: O presente estudo mostrou que a baixa qualidade do sono é  bastante presente entre crianças no perfil estudado. Apesar de os indicadores  antropométricos mostrarem-se adequados na maioria avaliada, os hábitos alimentares 

mostram-se pobres e a alimentação escolar não contribui para melhoria nos hábitos  alimentares. As crianças com sobrepeso e obesidade são as mais velhas e apresentam  menor tempo total de sono que as crianças eutróficas. O parâmetro de qualidade de sono  avaliado sofreu associação negativa com os fatores consumo de processados e peso das  crianças. Mais dados precisam ser coletados para confirmar esta associação.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA PELISSARI - UniFOA (Suplente)
Presidente - CAMILA MARIA DE MELO (Membro)
Externo à Instituição - HELTON DE SÁ SOUZA - UniFOA (Membro)
Interno - LILIAN GONCALVES TEIXEIRA (Membro)
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 17:05
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 19/05/2024 10:02