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Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAÍNA DE CÁSSIA SOUZA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAÍNA DE CÁSSIA SOUZA CRUZ
DATA: 14/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Efeito do Estímulo Audiovisual no Comportamento Alimentar de Crianças em Fase Pré-Escolar.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Variedade alimentar. Infância. Incentivo.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO:

RESUMO

O consumo de frutas e hortaliças é a base para uma alimentação equilibrada e
nutricionalmente rica em nutrientes essenciais à saúde humana. Entretanto, durante a idade
pré-escolar (dois a seis anos) observa-se uma grande dificuldade na inserção destes alimentos
na alimentação habitual da criança. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a
efetividade de um estímulo audiovisual no consumo de frutas e hortaliças em crianças em fase
pré-escolar, na expectativa de que esse tipo de ferramenta possa contribuir de forma positiva
para a consolidação de hábitos alimentares saudáveis na infância. Participaram da pesquisa 99
crianças em idade pré-escolar, que foram divididas em quatro diferentes grupos: Controle
Isolado (GCI), Controle Coletivo (GCC), Estimulado Isoladamente (GEI), e Estimulado
Coletivamente (GEC). Ambos os grupos foram submetidos separadamente a duas sessões do
experimento, com e sem estímulo, onde foram ofertados às crianças uma porção contendo 30g
de mamão e outra contendo 30g de beterraba, respectivamente. Esses alimentos foram
previamente selecionados, através de uma escala de preferências alimentares aplicada junto
aos pais ou responsáveis, na qual constatou-se que esta fruta e hortaliça foram as menos
consumidas pelas crianças. Apenas os grupos estimulados, GEI e GEC, receberam
anteriormente a oferta dos vegetais uma apresentação de um teatro de fantoches educativos na
temática da importância do consumo de frutas e hortaliças. Os restos das porções ofertadas
foram pesados para a realização do cálculo da porcentagem de Resto Ingestão (RI) de cada
participante. Uma escala hedônica apropriada à faixa etária em questão também foi utilizada
para avaliar a aceitação das crianças em relação aos alimentos ofertados. Os resultados
obtidos apontaram que não houve diferença significativa em relação às porcentagens médias
de RI e a aceitação do mamão, entre os quatro tratamentos. No que diz respeito a beterraba,
apenas o GEC apresentou menores médias percentuais de RI, quando comparado aos demais
grupos experimentais. Entretanto, não houve diferença significativa referente à aceitação da
beterraba, entre os grupos experimentais. Dessa maneira, conclui-se que o estímulo
audiovisual utilizado no presente estudo, fantoches educativos, obteve um efeito positivo em
relação ao consumo da hortaliça, apenas quando associado ao comer coletivo. No que se
refere ao consumo de frutas, o mesmo não exerceu influência. Ressalta-se que mais pesquisas
neste sentido devem ser realizadas, objetivando a averiguação de mais estratégias capazes de
diversificar o consumo de frutas e hortaliças.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - ANA CARLA MARQUES PINHEIRO - DCA/ESAL (Membro)
Externo à Instituição - JÉSSICA FERREIRA RODRIGUES - IFMG (Membro)
Interno - MARCELLA LOBATO DIAS CONSOLI (Suplente)
Presidente - SABRINA CARVALHO BASTOS (Membro)
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 17:32
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