Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA MÁRCIA SILVA NERI

DISCENTE: MAYARA MÁRCIA SILVA NERI
DATA: 17/12/2020
LOCAL: videoconferência

COMPREENSÃO DOS COMPORTAMENTOS ALIMENTARES DE MULHERES GRÁVIDAS DE LAVRAS-MG: UM ESTUDO QUALITATIVO

Imagem corporal; Orientações de saúde; Ganho de peso; Gravidez.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

RESUMO

Comportamento alimentar é definido como todas as formas de convívio com o alimento. São vários os motivos que definem a escolha alimentar dos indivíduos. Estes motivos podem explicar porque as escolhas alimentares variam ao longo do tempo entre pessoas. O objetivo da pesquisa foi compreender como os comportamentos alimentares são construídos e (ou) modificados durante a gravidez. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, através de entrevistas em profundidade com mulheres grávidas. A escolha das entrevistadas foi por acessibilidade e o fechamento da amostra por saturação. Para a entrevista foi elaborado um roteiro semi-estruturado. As entrevistas foram gravadas e registradas na íntegra. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). A idade gestacional das entrevistadas variou de 12 semanas a 33 semanas. Foram analisadas três categorias a priori (atitudes alimentares, imagem corporal e determinantes sociais) e uma a posteriori (orientações de saúde). A primeira categoria de análise Atitudes Alimentares foi dividida em três temas principais: Crenças, Sentimentos e Práticas. As entrevistadas relataram sentir-se bem ao buscar uma alimentação mais saudável na gravidez, por acreditarem ser o ideal para o bebê. Os resultados desta pesquisa mostraram que as mulheres não acreditavam nos desejos alimentares, relatando apenas vontades e não desejos. O ganho de peso e a qualidade da alimentação mostrou-se como preocupação central acerca do desfecho da gravidez, tanto para a saúde da mãe como para o bebê; as mulheres idealizaram um modelo de alimentação saudável para a gravidez, no qual priorizava frutas e legumes e alimentos açucarados e fritos deveriam ser evitados. Conclui-se, com a análise desta primeira categoria, que a vontade de ter uma gravidez considerada saudável para o bebê foi fator determinante na alteração do comportamento alimentar das gestantes.

Externo à Instituição - KELLY CARVALHO VIEIRA - UFLA (Membro)
Presidente - LILIAN GONCALVES TEIXEIRA (Membro)
Interno - MARCELLA LOBATO DIAS CONSOLI (Membro)
Interno - MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA (Suplente)