Banca de DEFESA: MAYARA MÁRCIA SILVA NERI

DISCENTE: MAYARA MÁRCIA SILVA NERI
DATA: 15/04/2021
LOCAL: videoconferência

COMPREENSÃO DOS COMPORTAMENTOS ALIMENTARES DE MULHERES GRÁVIDAS DE LAVRAS-MG: UM ESTUDO QUALITATIVO

Imagem corporal; Orientações de saúde; Ganho de peso; Gravidez.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
Resumo

Comportamento alimentar é definido como todas as formas de convívio com o alimento. São vários os motivos que definem a escolha alimentar dos indivíduos. Estes motivos podem explicar porque as escolhas alimentares variam ao longo do tempo entre pessoas. O objetivo da pesquisa foi compreender como os comportamentos alimentares são re (construídos) durante a gravidez. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, através de entrevistas em profundidade com mulheres grávidas. A escolha das entrevistadas foi por acessibilidade e o fechamento da amostra por saturação. Para a entrevista foi elaborado um roteiro semi-estruturado. As entrevistas foram gravadas e registradas na íntegra. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). A idade gestacional das entrevistadas variou de 12 semanas a 33 semanas. Foram analisadas duas categorias definidas a priori: atitudes alimentares e condicionantes sociais. A posteriori surgiu a categoria de análise Outros. A primeira categoria de análise Atitudes Alimentares foi dividida em três temas principais: Sentimentos, Crenças e Práticas. Se por um lado se sentem bem ao buscar uma alimentação mais saudável, sentem-se culpadas quando fogem da alimentação idealizada. Em relação as crenças, há uma racionalidade em torno delas, que fez com que buscassem se alimentar de forma mais controlada para que pudessem prever o ganho de peso. Na categoria Condicionantes Sociais, a percepção da imagem corporal e as orientações de saúde apareceram como fatores sociais mais fortes para a mudança do comportamento alimentar, onde os padrões estéticos atuais se sobressaíram. Além do preço e da cultura. Na categoria outros, surgiu a procedência dos alimentos como motivo para evitar certos alimentos e também os aspectos sensoriais, com a maioria das gestantes relatando comer apenas o que gostam. A tomada de decisão em relação a gestação também foi colocada em debate quando uma gestante alegou nunca ter pensando nas questões da entrevista. Conclui-se que a gestação pode ser fonte motivadora para as alterações do comportamento alimentar mesmo quando os fins são estéticos.

Externo à Instituição - CÁSSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA - UFSJ (Suplente)
Externo à Instituição - DÉBORA BICUDO FARIA-SCHÜTZER - UNICAMP (Membro)
Externo ao Programa - NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM - DAE/FCSA (Membro)
Interno - MAYSA HELENA DE AGUIAR TOLONI (Suplente)