Banca de DEFESA: JANAÍNA DE CÁSSIA SOUZA CRUZ

DISCENTE: JANAÍNA DE CÁSSIA SOUZA CRUZ
DATA: 28/04/2021
LOCAL: videoconferência

EFEITO DO TEATRO DE FANTOCHES EDUCATIVOS NA ACEITAÇÃO E RESTO INGESTÃO DE VEGETAIS POR

CRIANÇAS EM FASE PRÉ-ESCOLAR.

Variedade alimentar. Infância. Incentivo.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Esta pesquisa objetivou avaliar a efetividade de um estímulo audiovisual na melhoria do consumo de frutas e hortaliças por crianças em fase pré-escolar. Participaram da pesquisa 99 crianças em idade pré-escolar, então divididas em quatro grupos: Grupo Controle Isolado (GCI), Grupo Controle Coletivo (GCC), Grupo Estimulado Isoladamente (GEI), e Grupo Estimulado Coletivamente (GEC). Os grupos foram submetidos separadamente a duas sessões experimentais, com e sem estímulo, onde foram ofertadas às crianças uma porção de mamão e outra de beterraba. Esses alimentos foram previamente selecionados através de uma escala de preferências alimentares aplicada junto aos pais, onde constatou-se que foram os vegetais de baixa aceitação entre os participantes. Apenas os grupos estimulados, GEI e GEC, receberam anteriormente à oferta dos alimentos a apresentação de um teatro de fantoches, abordando a temática educativa da importância do consumo de frutas e hortaliças nas refeições. Os restos das porções ofertadas foram pesados para a realização do cálculo do Resto Ingestão (%) de cada participante. Uma escala hedônica apropriada foi utilizada para avaliar a aceitação das crianças em relação aos alimentos ofertados. Observou-se que o uso de fantoches educativos teve um efeito positivo em relação ao consumo do mamão e beterraba, reduzindo o RI em 45,7% e 32,8%, respectivamente, quando o estímulo foi realizado individualmente e 47% e 41,4%, quando realizado coletivamente. No entanto, em relação a aceitação sensorial, não foi observado alteração nas preferências das crianças após assistirem o fantoche educativo, continuando com. Assim, conclui-se que o uso de fantoches educativos pode ser um recurso simples e econômico, para melhorar o consumo de alimentos saudáveis, estimular a inserção de novos vegetais no hábito alimentar e também conscientizar esse público sobre a importância de uma alimentação saudável e variada em nutrientes, visto que nessa idade estão se formando os hábitos alimentares que poderão se perpetuar na fase adulta.

Presidente - SABRINA CARVALHO BASTOS (Membro)
Interno - MARIANA MIRELLE PEREIRA NATIVIDADE (Suplente)
Interno - MARCELLA LOBATO DIAS CONSOLI (Membro)
Interno - LILIAN GONCALVES TEIXEIRA (Membro)