Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA APARECIDA AVELAR

DISCENTE: BRUNA APARECIDA AVELAR
DATA: 31/05/2021
LOCAL: videoconferência

PRÁTICAS ALIMENTARES E INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRCIONAL DIANTE CENÁRIO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM DOMICÍLIOS COM CRIANÇAS

Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Promoção de Saúde. Pandemia. Prática Alimentar. Educação em Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

O acesso ao alimento de forma adequada do ponto de vista nutricional, sanitário e econômico está relacionado com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA). A pandemia de COVID-19 coloca todos esses aspectos em alerta, uma vez que, além da saúde, tem gerado impactos econômicos e sociais. Entendendo que esses aspectos, bem como os biológicos, psicológicos, culturais, espirituais dentre outros estão diretamente envolvidos na alimentação, levanta-se a hipótese de que as práticas alimentares da população pode ter sido alterada pela pandemia de COVID-19, seja pela diminuição ao acesso a alimentos, principalmente in natura, aumento de preços e até mesmo a escassez de alimentos, além de alterações nos hábitos e comportamentos alimentares. Outro questionamento levantado é como está sendo a alimentação dos escolares e familiares atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O governo elaborou a Resolução n°02, de 09 de abril de 2020, com intuito de auxiliar com kits de alimentação, mas ainda fica o questionamento se esta medida está sendo eficaz. Considerando estes aspectos, a presente proposta objetivou (i) avaliar a Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN) das famílias dos escolares, matriculados no ensino público, na faixa etária de 5 a 11 anos em algumas cidades do Sul de Minas; (ii) avaliar habilidades culinárias das mães e pais ou responsáveis dos escolares; (iii) identificar possíveis alterações nas práticas alimentares devido a pandemia; (v) avaliar o perfil dos nutricionistas responsáveis pelo PNAE nos munícipios participantes. O estudo foi feito por meio de questionários validados enviados às mães e pais ou responsáveis por escolares via formato digital (e-mail ou aplicativo de mensagens), no qual 324 aceitaram participar e concluíram o preenchimento dos questionários. Os resultados obtidos indicaram alto grau de IAN na população avaliada. Não foram identificaram mudanças nas práticas alimentares das famílias devido a pandemia mas houve maior compartilhamento de refeições e alta confiança em executar as práticas culinárias. Os resultados também evidenciaram o alto consumo de ultraprocessados e baixo consumo de alimentos fonte de fibras. Concluiu-se que, apesar das práticas alimentares não terem sido alteradas pela pandemia de COVID-19 na amostra em estudo, o alto grau de IAN constatado, juntamente com a alta frequência no consumo de alimentos processados são fatores alarmantes, reforçando a necessidade de desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional que promovam maior conscientização sobre a importância de práticas alimentares saudáveis e sustentáveis pela população, junto de políticas públicas que assegurem a SAN e o DHAA.

Externo ao Programa - CASSIANA REGINA DE GOES - DNU/FCS (Membro)
Externo ao Programa - MARIANA MIRELLE PEREIRA NATIVIDADE - DNU/FCS (Suplente)
Interno - MAYSA HELENA DE AGUIAR TOLONI (Membro)
Presidente - MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA (Membro)