Banca de DEFESA: RAFAELA MARIA GUIMARÃES

DISCENTE: RAFAELA MARIA GUIMARÃES
DATA: 24/11/2021

RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE MUSCULAR E DETERMINANTES SOCIAIS E DE SAÚDE EM IDOSOS NÃO-INSTITUCIONALIZADOS

Determinantes Sociais de Saúde. Fatores Socioeconômicos. Qualidade muscular. Envelhecimento

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Os determinantes sociais de saúde (DSS) são definidos como as condições em que uma pessoa nasce, vive, cresce, trabalha e envelhece, tendo uma influência importante no comprometimento do estado de saúde. Durante o envelhecimento algumas situações adversas são amplificadas, como por exemplo, a redução da qualidade muscular, que está diretamente relacionada à perda de funcionalidade e da autonomia. A identificação dos aspectos que associam a má qualidade muscular aos DSS no envelhecimento, reflete nas possíveis intervenções personalizadas a fim de reduzir essa prevalência. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a relação entre qualidade muscular e parâmetros antropométricos com os determinantes sociais de saúde em idosos residentes em uma cidade do Sul de Minas Gerais. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFLA (nº do parecer 3.049.720). Os critérios de inclusão foram idosos (acima de 60 anos) não institucionalizados da cidade de Lavras - M.G., de ambos os sexos. Os critérios de exclusão foram: indivíduos não responsivos; cadeirantes; acamados; que possuem próteses de membros superiores e/ou inferiores e stent cardíaco. Foram avaliadas em dois dias de coleta as condições sociodemográficas e de saúde, renda, escolaridade, estado civil, nível de atividade física, aferidas medidas antropométricas, e o exame de bioimpedância elétrica (BIA) e teste de força de preensão palmar para o cálculo do Índice de Qualidade Muscular (IQM). Como resultado, a maior parte dos participantes da pesquisa eram mulheres (82,6%), indivíduos com 60 a 69 anos (54,2%), casados (57,6%) e que moram acompanhados (cônjuge, filhos, irmãos) (84%). Foi encontrada menor qualidade muscular em idosos mais velhos (p=0,029), menos ativos fisicamente (p=0,013), e com menor grau de escolaridade (p=0,037). O IQM demonstrou correlação negativa entre a idade em anos (ρ= -0,200, p=0,016) e entre o IMC (ρ= -0,182, p=0,029). Houve uma correlação positiva entre o grau de escolaridade e o IQM (ρ= 0,172, p=0,049). Os determinantes sociais de saúde que demonstraram maior associação com a qualidade muscular foram idade, nível de atividade física, grau de escolaridade, índice de massa corporal. A definição dos DSS que podem influenciar a qualidade muscular na pessoa idosa permitirá a avaliação de novas estratégias preventivas tanto em indivíduos como em populações, promovendo um envelhecimento saudável.

Externo à Instituição - ÉRICK PRADO DE OLIVEIRA - UFU (Membro)
Externo à Instituição - LIVIA DE SOUZA GONCALVES - USP (Suplente)
Interno - LAURA CRISTINA JARDIM PORTO PIMENTA (Suplente)
Presidente - ISABELA COELHO DE CASTRO (Membro)