Banca de DEFESA: LAHIS CRISTINA MORAIS DE MOURA

DISCENTE: LAHIS CRISTINA MORAIS DE MOURA
DATA: 10/12/2021
LOCAL: videoconferência

DETERMINANTES MATERNOS, DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IMAGEM CORPORAL: RELAÇÃO COM QUALIDADE DA DIETA DURANTE A GESTAÇÃO

Gestantes. Nutrição Materna. Alimentação saudável. Hábitos Alimentares

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Os hábitos alimentares são edificados ao longo da vida e abrangem práticas e crenças estabelecidas pela sociedade, grupos ou indivíduos. Durante a gestação, são inúmeras as mudanças que permeiam a vida da mulher, o que torna este um período singular, em que fatores psicológicos, sociais, culturais, emocionais e comportamentais estão envolvidos. As escolhas e comportamentos alimentares podem ser influenciados por esses diferentes fatores. Desta forma, é fundamental conhecer os hábitos e padrões de consumo alimentar, bem como aspectos direcionados a fatores comportamentais, a fim de elaborar estratégias que elucidem o cuidado e atenção de forma integrativa no período gestacional. Trata-se de estudo transversal observacional que tem como objetivo avaliar a relação entre a qualidade da dieta e parâmetros do comportamento alimentar, imagem corporal e estado antropométrico pré-gestacional em gestantes residentes em Lavras – MG. As características do comportamento alimentar foram analisadas por meio das versões em português do Three Factor Eating Questionnaire (TFEQ R-21), Mindful Eating Questionnaire (MEQ- 28) e Intuitive Eating Scale-2 (IES-2), a imagem corporal por meio do Body Shape Questionnaire (BSQ) e o estado antropométrico por meio do índice de massa corporal pré-gestacional. Para avaliar a qualidade da dieta materna, empregou-se o Índice de Qualidade da Dieta Adaptado para Gestantes Brasileiras (IQDAG). Utilizou-se o teste estatístico Kruskal-Wallis para comparação de características sociodemográficas, obstétricas e antropométricas nos diferentes tercis do IQDAG. A associação entre qualidade da dieta, determinantes do comportamento e imagem corporal foi analisada por meio da classe de modelos generalizados para locação, escala e forma (GAMLSS). Um total de 163 gestantes nos diferentes trimestres gestacionais foram avaliadas. Os modelos de regressão mostram que determinantes do comportamento alimentar e imagem corporal podem influenciar na qualidade da dieta. Gestantes que fazem escolhas de acordo com o funcionamento do seu corpo, permitindo uma boa nutrição corporal apresentaram melhor qualidade da dieta (p = 0,00). Além disso, os resultados mostraram que média de consumo de alimentos ou grupos alimentares avaliados por meio do IQDAG podem não somente serem influenciadas por fatores comportamentais e de imagem corporal, mas também por determinantes maternos, como o IMC Pré-Gestacional, Idade, Idade Gestacional e ausência de sub-relato de ingestão energética.

Externo ao Programa - MARCELLA LOBATO DIAS CONSOLI - DNU/FCS (Suplente)
Externo à Instituição - LUANA CAROLINE DOS SANTOS - UFMG (Membro)
Externo à Instituição - LIVIA CASTRO CRIVELLENTI - FMRP (Membro)
Presidente - LILIAN GONCALVES TEIXEIRA (Membro)