Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUIZA PRADO SANT' ANNA

DISCENTE: MARIA LUIZA PRADO SANT' ANNA
DATA: 11/07/2022
LOCAL: Laboratório de Análise Sensorial - DNU

QUALIDADE DO SONO DURANTE A GESTAÇÃO: FATORES NUTRICIONAIS, SOCIOECONÔMICOS E OBSTÉTRICOS ASSOCIADOS

Comportamento Alimentar. Cuidado Pré-Natal. Gravidez.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A gestação é um período de ajustamento à maternidade, marcado por transições nos aspectos sociais, biológicos, comportamentais e psicossociais, que podem afetar a qualidade do sono e de vida da gestante, com potencial repercussão na saúde do bebê. Considerando a relevância da qualidade do sono durante este período para os desfechos na saúde do binômio mãe e filho, o objetivo desse estudo é investigar os fatores nutricionais, socioeconômicos e obstétricos associados à qualidade de sono de mulheres grávidas. Trata-se de um estudo transversal realizado com gestantes atendidas nos setores público ou privado de saúde do município de Lavras-MG. Foram coletados dados sociodemográficos, e obstétricos, questionários do comportamento alimentar e qualidade do sono. Para avaliar a qualidade de sono no último mês, foi utilizado o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR), que apresenta 7 componentes, sendo eles: qualidade subjetiva do sono, latência, duração e eficiência habitual do sono, tempo total do adormecer ao despertar; distúrbios do sono; uso de medicamentos para dormir e disfunção diurna. Para avaliar o comportamento alimentar foram utilizados dois questionários: Mindful Eating Questionnaire (MEQ), um questionário de autorrelato de 28 itens que avalia cinco domínios da atenção plena ao comer: Desinibição, Sugestões Externas, Consciência, Resposta Emocional e Distração; e o Three Eating Factor Questionnarie 21, questionário que avalia o comportamento alimentar em três escalas: Restrição cognitiva, Alimentação emocional e Descontrole alimentar. Participaram do estudo 200 mulheres, das quais 184 (92,0%) possuíam todos os dados de interesse. Quanto à cor de pele, 69,5% se autodeclararam como não brancas. No total, 64,0% das mulheres tinham companheiro e 63,2% não planejaram a gravidez. Quase metade das participantes concluiu o Ensino Médio (48,0%) e recebia 1-2 salários-mínimos (48,6%). A mediana da idade foi de 27 anos, sem associação com a classificação da qualidade de sono. A mediana da idade gestacional foi 24,0 semanas, sendo que mulheres classificadas com distúrbio de sono estavam em semanas gestacionais mais avançadas do aquelas classificadas com boa/ruim qualidade de sono. Grande parcela das mulheres classificadas com boa qualidade de sono tinha renda familiar >2 salários (45,1%). A maioria das mulheres com qualidade ruim e distúrbios de sono apresentava renda familiar entre 1-2 salários (55,9% e 51,5%, respectivamente) (p<0,017). Observou-se associação entre a subescala Emocional do MEQ e a qualidade do sono das mulheres (p=0,041), na qual mulheres com boa qualidade do sono tinham suas escolhas alimentares menos influenciadas pelas emoções do que aquelas com qualidade ruim do sono.

Externo à Instituição - TACIANA MAIA DE SOUSA - UFMG (Membro)
Externo à Instituição - SARAH LEAO FIORINI DE AGUIAR - UFMG (Suplente)
Externo ao Programa - NATHALIA LUIZA FERREIRA - DNU/FCS (Membro)
Interno - LIVIA GARCIA FERREIRA (Membro)