Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE DIAS DA SILVA

DISCENTE: ALICE DIAS DA SILVA
DATA: 24/10/2022
LOCAL: videoconferência = meet.google.com/rjv-cqxt-kqd

DESEMPENHO COGNITIVO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO 2: IMPACTO POTENCIAL DOS FATORES INFLUENTES NO STATUS DE VITAMINA D

Diabetes mellitus tipo 2. Disfunção Cognitiva. MMSE. Colecalciferol. Deficiência de Vitamina D.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Sabe-se que o Diabetes mellitus (DM) é um problema de saúde pública em franco aumento, frente aos maus hábitos alimentares, e a deficiência de vitamina D vem sendo associada ao progresso da enfermidade. Como vários estudos epidemiológicos longitudinais nas últimas décadas têm relacionado o DM, particularmente o DM tipo 2 (DM2), com um risco aumentado de comprometimento cognitivo, o presente teve como objetivo avaliar os fatores influentes no status de vitamina D e a relação com o estado cognitivo de indivíduos com diabetes tipo 2, no município de Barbacena – MG. Trata-se de um estudo caso-controle, envolvendo a população urbana de Barbacena-MG, diagnosticados ou não com DM2, de ambos os gêneros, > 45 anos. Foram coletados dados socioeconômicos, antropométricos (índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), circunferência da panturrilha (CP), relação cintura-estatura (RCE)), questionário de frequência alimentar (QFA), fatores associados ao status de vitamina D (exposição solar, fototitpo da pele e suplementação de vitamina D) e avaliação cognitiva através do mini exame do estado mental (MMSE). O estudo foi realizado com 232 participantes categorizados em controle e diabetes e subdivididos em adultos e idosos (79,2% adultos e 67,9% e idosos do sexo feminino). Os idosos com diabetes tiveram menor frequência de solteiros (p= 0,028), maior frequência na escolaridade sem instrução ou com inicial incompleto ((p= 0,030). Sem diferenças estatísticas nos parâmetros antropométricos e fototipo da pele. Adultos com diabetes praticam menos atividade física ao sol (p=0,034) e menor uso de protetor solar (p=0,005). Adultos sem diabetes faziam mais uso de protetor solar (p=0,001) no rosto (p=0,012). Uma parcela expressiva possuía 1 a 4 anos de estudo, e nesse nível de escolaridade observou-se uma prevalência considerável de indivíduos com comprometimento cognitivo (64,8%). O cluster 2 obteve mais indivíduos sem instrução ou inicial incompleto (com diabetes: p=0,019; controle: p=0,007); maior percentual de indivíduos com diabetes, com comprometimento cognitivo no cluster 1, na escolaridade 1 a 4 anos. (p=0,007); na escolaridade de 9 a 11 anos de estudo no mesmo grupo, o percentual de indivíduos com comprometimento cognitivo foi maior no cluster 2. O leite em ambos os clusters e grupos foi consumido em média diariamente, a manteiga em média raramente, frango e o ovo em média semanalmente. Nosso estudo sugere que o baixo status de vit. D pode ter influenciado o estado cognitivo particularmente no grupo com diabetes.

Interno - RAFAELA CORRÊA PEREIRA - IFMG (Membro)
Interno - LIVIA GARCIA FERREIRA (Suplente)
Presidente - LAURA CRISTINA JARDIM PORTO PIMENTA (Membro)
Externo à Instituição - JORGE DE ASSIS COSTA - UEMG (Membro)