Banca de DEFESA: ALICE DIAS DA SILVA

DISCENTE: ALICE DIAS DA SILVA
DATA: 29/11/2022
LOCAL: via google meet - Link: meet.google.com/xxv-omvk-opi

DESEMPENHO COGNITIVO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO 2: IMPACTO DOS FATORES INFLUENTES NO STATUS DE VITAMINA D

Diabetes mellitus tipo 2. Disfunção Cognitiva. Mini-Exame do Estado Mental. Colecalciferol. Deficiência de Vitamina D.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

O Diabetes mellitus (DM) é um problema de saúde pública em franco aumento e a deficiência de vitamina D vem sendo associada ao progresso da enfermidade. Como vários epidemiológicos longitudinais nas últimas décadas têm relacionado o DM, particularmente o DM tipo 2 (DM2), com risco aumentado de comprometimento cognitivo, o presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores influentes no status de vitamina D e a relação com o estado cognitivo de indivíduos com DM2, no município de Barbacena – MG. Trata-se de um estudo caso-controle, envolvendo a população urbana de Barbacena-MG, diagnosticados ou não com DM2, de ambos os gêneros, com idade acima de 45 anos. Foram coletados dados socioeconômicos, antropométricos (índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), circunferência da panturrilha (CP), relação cintura-estatura (RCE)), questionário de frequência alimentar (QFA), fatores associados ao status de vitamina D (exposição solar, fototitpo da pele e suplementação de vitamina D) e avaliação cognitiva através do mini exame do estado mental (MMSE). Participaram da pesquisa 232 indivíduos categorizados em controle (n=138) e com DM2 (n= 94) e subdivididos em adultos (n=101) e idosos (n=131) (79,2% adultos e 67,9% e idosos do sexo feminino). Os idosos com DM2 tiveram menor frequência de solteiros (p= 0,028), maior frequência na escolaridade sem instrução ou com inicial incompleto ((p= 0,030). Sem diferenças estatísticas nos parâmetros antropométricos e fototipo da pele. Adultos com DM2 praticam menos atividade física ao sol (p=0,034) e menor uso de protetor solar (p=0,005). Adultos sem diabetes faziam mais uso de protetor solar (p=0,001) no rosto (p=0,012). Uma parcela expressiva possuía 1 a 4 anos de estudo, e nesse nível de escolaridade observou-se uma prevalência considerável de indivíduos com comprometimento cognitivo (64,8%). O cluster 2 obteve mais indivíduos sem instrução ou inicial incompleto (com DM2: p=0,019; controle: p=0,007); maior percentual de indivíduos com DM2, com comprometimento cognitivo no cluster 1, na escolaridade 1 a 4 anos. (p=0,007); na escolaridade de 9 a 11 anos de estudo no mesmo grupo, o percentual de indivíduos com comprometimento cognitivo foi maior no cluster 2. Os alimentos fonte de vitamina D foram consumidos em baixa frequência. Nosso estudo sugere que o baixo status de vit. D pode ter influenciado o estado cognitivo particularmente no grupo com DM2.

Externo ao Programa - RODRIGO FERREIRA DE MOURA - DME/FCS (Membro)
Interno - RAFAELA CORRÊA PEREIRA - IFMG (Suplente)
Externo à Instituição - PRISCILA VAZ DE MELO RIBEIRO - UFV (Suplente)
Externo à Instituição - OLIVIA GONÇALVES LEÃO COELHO - UFV (Membro)