Banca de QUALIFICAÇÃO: DELÊNIA MARGARIDA RODRIGUES RICO

DISCENTE: DELÊNIA MARGARIDA RODRIGUES RICO
DATA: 24/03/2023
LOCAL: Laboratório de EAN -DNU

PRÁTICAS ALIMENTARES, PERCEPÇÕES DE SUSTENTABILIDADE E CONSUMO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS EM ESCOLARES DE UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL DE LAVRAS-MG

Infanto-juvenil. Saúde pública. Alimentação e nutrição.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

A alimentação inadequada está relacionada com os problemas alimentares e nutricionais da população brasileira. O marketing e a indústria dos alimentos constituem ambientes de vulnerabilidade desse público e dificultam a implementação das estratégias de controle e prevenção dos problemas de saúde pública. Com objetivo de diagnosticar práticas alimentares em público infanto-juvenil de modo a obter conhecimento dos fatores de interferência e desenhar estratégias de educação alimentar e nutricional efetivas, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, baseada na aplicação dos questionários montados na plataforma Google Formulários que visam a avaliação do consumo de alimentos e conhecimento sobre sustentabilidade. Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva (frequência, média, desvio padrão, mediana, amplitude e quartis), no software estatístico R, para obter respostas sobre os principais determinantes de interferência nas práticas alimentares, das percepções de sustentabilidade e consumo de alimentos industrializados em escolares assistidos de uma instituição de atividade social da região de Lavras-MG. Foram desenvolvidas sete temáticas: Redução do desperdício e Aproveitamento integral de alimentos; alimentos orgânicos, locais e sazonais; Agricultura Familiar e circuitos curtos; impacto do Consumo de Carne. As crianças deste estudo caracterizam-se por possuírem em média 8 anos e os adolescentes em estudo, caracterizam-se por estarem na faixa dos 11 anos de idade, na sua maioria houve o consumo de ultraprocessados. Contudo existe uma necessidade de um trabalho multisetorial e interdisciplinar para agregar e munir este público de conhecimentos libertadores que ajudem a ter melhor vida e formem adultos que cuidem de si e do planeta com zelo e reponsabilidade. Existem alguns tópicos que serão acrescidos a este trabalho.

Interno - RAFAELA CORRÊA PEREIRA - IFMG (Membro)
Externo ao Programa - NATHALIA LUIZA FERREIRA - DNU/FCS (Suplente)
Presidente - MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA (Membro)
Externo ao Programa - JUCIANE DE ABREU RIBEIRO PEREIRA - DNU/FCS (Membro)