Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSIMARA MARTINS DE PAIVA RIBEIRO

DISCENTE: GESSIMARA MARTINS DE PAIVA RIBEIRO
DATA: 29/06/2023
LOCAL: Plataforma Virtual - Videoconferência

AUTOEFICÁCIA NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS ENTRE UNIVERSITÁRIOS COM SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE

Hábitos Alimentares. Estudantes. Transtornos Mentais. Autoeficácia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A autoeficácia que corresponde ao quanto as pessoas se sentem capazes de mudar hábitos pouco saudáveis e manter os novos comportamentos ao se depararem com situações difíceis, parece desempenhar um papel importante na adoção de práticas alimentares saudáveis e ser o fator-chave para encorajar as pessoas a terem comportamentos adequados. Os transtornos mentais, comuns entre estudantes universitários, são estimuladores significativos de práticas inadequadas no contexto alimentar, assim o estudo sobre a autoeficácia para adoção de práticas alimentares saudáveis pode ser considerado um preditor em potencial na relação entre transtornos mentais e práticas alimentares. Atualmente, pouco se sabe, sobre a autoeficácia alimentar dos estudantes universitários com sintomas de ansiedade, depressão e estresse. O objetivo deste estudo é analisar a autoeficácia na adoção de práticas alimentares saudáveis em estudantes universitários com/sem sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Trata-se de inquérito epidemiológico multicêntrico, denominado Projeto sobre Ansiedade e Depressão em Universitários (PADu), de caráter transversal, submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humano da Universidade Federal de Lavras. O estudo utilizou um questionário virtual, que foi preenchido por estudantes de todos os cursos de graduação oferecidos em oito Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais, participantes do PADu. A coleta de dados em cada IFES teve duração de três meses. O questionário foi composto pelas seguintes variáveis: características gerais, condições socioeconômicas e de saúde, autoeficácia para adoção de práticas alimentares saudáveis e saúde mental. A versão reduzida da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) foi utilizada para analisar os sintomas de transtornos mentais, enquanto que a autoeficácia foi analisada por uma Escala de Autoeficácia para Adoção de Práticas Alimentares Saudáveis, abordando as dimensões de barreiras e escolhas alimentares. A amostra conteve 8.650 estudantes, com predominância do público feminino (65,4%; n=5.660). A mediana da idade foi de 22 anos (20-25) e a maioria dos estudantes (79%; n=6.838) estavam matriculados em cursos não pertencentes à área da saúde. Em relação aos transtornos mentais, a maior parte dos estudantes apresentaram sintomas de depressão (73,2%; n= 6.330), estresse (68,1%; n= 5.889) e ansiedade (66,1%; n= 5.717). Devido à escassez de estudos que abordam sobre a autoeficácia em universitários com sintomas de ansiedade, depressão e estresse, espera-se que os resultados dessa pesquisa possam servir como referência para trabalhos futuros e para auxiliar na criação de estratégias de promoção da saúde para esse público.

Externo à Instituição - MARIA NATACHA TORAL BERTOLIN - UnB (Membro)
Interno - LIVIA GARCIA FERREIRA (Suplente)
Presidente - CAROLINA MARTINS DOS SANTOS CHAGAS (Membro)
Externo à Instituição - ALINE CRISTINE SOUZA LOPES - UFMG (Membro)