Banca de DEFESA: HÉLIA MARIA TAVARES NOGUEIRA

DISCENTE: HÉLIA MARIA TAVARES NOGUEIRA
DATA: 21/11/2023
LOCAL: on-line

PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES ADEQUADAS, SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS

Análise de cluster, Práticas alimentares, Sustentabilidade, Educação alimentar e nutricional.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

As escolhas alimentares têm impacto significativo na saúde e no meio ambiente e os sistemas alimentares estão passando por rápida transformação, com implicações importantes para os seres humanos e para a saúde ambiental. Os seres humanos são responsáveis pela maior parte do aumento da temperatura nos últimos 60 anos. A agricultura é responsável por uma parcela substancial das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), contribuindo com cerca de 26% das emissões totais. Dentro do setor agrícola, a pecuária e a pesca desempenham um papel especialmente relevante, contribuindo com cerca de um terço das emissões de GEEs associadas à produção de alimentos. A conexão do discurso da sustentabilidade com a Segurança alimentar e Nutricional (SAN) se faz necessário para se criar uma narrativa coerente para uma transição sustentável. O entendimento dos fatores individuais e coletivos que levam os sujeitos a adotarem práticas alimentares adequadas e saudáveis, bem como atitudes sustentáveis, é relevante para o delineamento de ações educativas em alimentação e nutrição efetivas. Este estudo visa investigar as motivações que possam influenciar os sujeitos acerca de suas escolhas alimentares, relacionando tais fatores ao consumo de carne, vegetarianismo e ao comportamento ecológico. Metodologia: Os voluntários que aceitaram participar da pesquisa preencheram o questionário sociodemográfico, o Questionário de Escolhas Alimentares (FCQ), o questionário sobre consumo de carne e vegetarianismo e 10 questões baseadas na Escala de Comportamento Ecológico (ECE). Foi realizada análise de agrupamento para identificar o perfil dos respondentes a partir Escala de Motivos para Escolhas Alimentares e da Escala de Comportamento Ecológico. Ainda foram utilizadas k-médias, solução de dois clusters, tabulação cruzada e teste de qui-quadrado com as variáveis sociodemográficas, sendo consideradas significativas as diferenças de distribuição de frequência quando p < 0,05 e Test-t. Resultados: Da amostra estudada (n=186), houve predominância de respondentes do sexo feminino (66,2%) e cor de pele branca (64,3%). Com uma proporção de respondentes entre 18 e 50 anos perfazendo um total de 84,9%, com equilíbrio de 1/3 (um terço) entre as faixas etárias de 18 a 24, 25 a 35 e 36 a 50 anos. Com 12 anos de escolaridade (2° grau completo) (44,6%) e com renda entre 1 a 2 salários mínimos (26,3%). Foram formados dois agrupamentos a partir da análise das variáveis relacionadas aos motivos para escolhas alimentares (1a e 2a) e dois agrupamentos utilizando as variáveis relacionadas ao comportamento ecológico (1b e 2b). As análises permitiram identificar que as dimensões mais priorizadas nas escolhas alimentares foram “apelo sensorial”, “saúde” e “preço”. “Conteúdo natural” foi a dimensão menos considerada pelos Clusters. Os motivos mais comuns relatados pelos Clusters para o consumo de carne foi "porque me foi introduzido desde a infância” e “sabor”. Ambos os Clusters não demonstraram interesse em seguir uma dieta vegetariana, mesmo àqueles que demonstraram comportamento ecológico mais consciente, e só o faria por motivos de saúde e bem-estar. Os sujeitos subestimam a pecuária como atividade que afeta o meio ambiente e tendem a discordar que deveriam comer menos carne, e se mostraram relutantes em mudar suas dietas para uma direção mais sustentável.

Interno - RAFAELA CORRÊA PEREIRA - IFMG (Membro)
Presidente - MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA (Membro)
Externo à Instituição - MARCOS COELHO BISSOLI - UNIFAL (Membro)
Externo ao Programa - JUCIANE DE ABREU RIBEIRO PEREIRA - DNU/FCS (Membro)