Banca de DEFESA: DANYELA ALMEIDA BARRETO

DISCENTE: DANYELA ALMEIDA BARRETO
DATA: 14/12/2023
LOCAL: Anfiteatro FCS

Efeito da suplementação materna com óleo de chia sobre paramentros metabólicos e hepáticos em modelo animal de hiperalimentacao neonatal

Ácidos graxos ômega 3. Programação fetal. Hiperalimentação neonatal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Bioquímica da Nutrição

A nutrição materna e o consumo de ácidos graxos durante os períodos gestacionais e/ou
de lactação são determinantes críticos fortemente relacionados ao desenvolvimento fetal
e pós-natal normais. Por outro lado, alterações na nutrição da prole nos períodos iniciais
da vida podem predispor ao desenvolvimento de distúrbios metabólicos. Nesse sentido,
tem se buscado compostos que atuem na prevenção e/ou reversão esses distúrbios. O
óleo de chia (OC) se destaca como alimento promissor por possuir elevado conteúdo do
ácido α-linolênico (55-66%) e compostos fenólicos. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da suplementação materna com o OC em parâmetros metabólicos e de estresse oxidativo hepático em modelo de hiperalimentação neonatal. Realizou-se a extração e caracterização dos óleos utilizados durante o experimento. A suplementação materna com OC (5g/kg p.c.) ou com óleo de milho (OM), como controle negativo na mesma dose, ocorreu durante o acasalamento até o desmame (21 dias) dos filhotes. A formação dos grupos hiperalimentado se deu a partir da redução do tamanho da ninhada para 3-4 filhotes com cada fêmea durante a amamentação. Assim, considerando a suplementação materna e o modelo, os animais foram divididos em seis grupos experimentais: Controle (C), Hiperalimentação pós-natal (H), C suplementado com OC (COC), C suplementado com OM (COM), H suplementado OC (HOC) e H suplementado com OM (HOM). Durante o período experimental, o ganho de peso dos filhotes foi monitorado semanalmente; além disso, aos 120 dias de vida os animais foram submetidos ao teste de tolerância oral à glicose (TTOG) e teste de tolerância a insulina (TSI). Após a eutanásia (aos 120 dias), as amostras foram coletadas para avaliação da glicemia, lipidograma, insulinemia, parâmetros lipídicos, de estresse oxidativo e teciduais hepáticos. O nível de significância adotado para os resultados foi de p<0,05. Aos 21 dias o peso corporal total do grupo H foi 26% maior que o grupo C e 29% maior no grupo HOC comparado com COC. Aos 120 dias somente o grupo HOC apresentou diferença em relação ao COC, sendo 14% maior. O percentual de ganho de peso foi 46% menor no grupo HOM comparado ao COM. Já o índice de Lee, HOC foi 10% maior que COC. O peso dos tecidos não apresentou nenhuma diferença significativa. No TTOG, o grupo HOM apresentou média de glicemia maior nos tempos 0 e 120min comparado ao COM. Já no TSI, o grupo HOC apresentou menor glicemia que em relação ao COC no tempo 15min. Glicemia, insulinemia e lipidograma não apresentaram diferença estatística, exceto os triglicerídeos no grupo COC foram maiores em relação ao COM. Os lipídios totais no fígado também não apresentaram diferença. Em relação ao estresse oxidativo, não foi encontrada nenhuma relevância estatística. Nas análises histológicas, todos os grupos apresentaram características comuns para o tecido em questão. O modelo de hiperalimentação, apesar de ser estabelecido na literatura como modelo de excesso peso e de tecido adiposo, com alterações metabólicas, não foi completamente estabelecido no presente trabalho. Devido a este fato, porém não limitante ao mesmo, não foi verificado efeitos positivos pela suplementação materna com OC nos parâmetros gerados pelo modelo experimental proposto. Ainda se faz necessários mais estudos para o aperfeiçoamento do modelo de programação metabólica proposto e mais pesquisas são necessárias para elucidar o potencial benefício da suplementação materna com o óleo de chia.

Presidente - ISABELA COELHO DE CASTRO (Membro)
Externo à Instituição - ADRIANA AYA YAMAGUCHI - UMICH (Membro)
Externo à Instituição - FABIANA CARDOSO VILELA - UNIFAL (Suplente)
Externo ao Programa - CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA - DME/FCS (Membro)