Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO PASQUA NARCISO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO PASQUA NARCISO
DATA: 09/07/2018
LOCAL: Sala de Reuniões PPGCV

Avaliação do estado epidemiológico da leishmaniose humana no município de Lavras, Minas Gerais, Brasil.

zoonose; doenças negligenciadas; saúde pública

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Medicina Veterinária Preventiva
ESPECIALIDADE: Saneamento Aplicado a Saúde do Homem

As leishmanioses fazem parte das Doenças Negligenciadas, que são doenças infecto parasitárias endêmicas em populações de baixa renda, e que ocorrem em 98 países com cerca 350 milhões de pessoas em risco. É uma doença de caráter zoonótico e vetorial, que possui como agentes etiológicos parasitos do gênero Leishmania, transmitidos por flebotomíneos do gênero Lutzomyia no Novo Mundo. São doenças responsáveis por um elevado impacto na saúde pública considerando a sua elevada incidência no país, manifestando-se em duas principais formas nos humanos: leishmaniose visceral (LV) e leishmaniose tegumentar (LT). A LV é caracterizada por febre prolongada, baço e fígado aumentados, perda substancial de peso e anemia. Estes sintomas ocorrem progressivamente ao longo de um período de semanas ou mesmo meses. A coinfecção com outras doenças infecciosas é uma preocupação crescente. Coinfecções de HIV-LV foram relatadas em 35 países ao redor do mundo. Se não tratados, a maioria dos pacientes com sintomas clínicos morrem em meses. A LC é caracterizada por lesões na pele que podem ser únicas ou múltiplas, na forma clássica de úlceras com bordas elevadas ou lesões nodulares, verrucosas, entre outras. A cura espontânea pode ser eventualmente observada após 6 meses de evolução, ou pode se tornar crônica. Em geral, não oferece risco de vida, mas pode causar incapacidade e deixar lesões permanentes que levam ao estigma e ao preconceito social. O presente estudo tem como objetivo primário avaliar o estado epidemiológico da leishmaniose humana no município de Lavras, Minas Gerais, Brasil. Serão realizadas coletas de dados clínicos e laboratoriais dos pacientes que apresentarem LV ou LT, coleta de flebotomíneos através da utilização de armadilhas nas residências dos pacientes, identificação à nível de espécie dos flebotomíneos coletados e extração do DNA de Leishmania dos mesmos, coleta e avaliação parasitológica e molecular de amostras de tecidos de roedores sinantrópicos através da utilização de armadilhas no peridomicílio dos pacientes e análise por georreferenciamento. Através do estudo do estado da leishmaniose humana no município de Lavras, espera-se conhecer os diferentes fatores relacionados à interação entre o parasito, seus hospedeiros e o ambiente, auxiliando na elaboração de medidas de controle e prevenção, bem como auxiliando os orgãos públicos de saúde na identificação precoce da doença.

Interno - 1570722 - DJEISON LUTIER RAYMUNDO
Presidente - 1818185 - JOZIANA MUNIZ DE PAIVA BARCANTE
Externo à Instituição - NELSON HENRIQUE DE ALMEIDA CURI - UFLA
Externo ao Programa - 1451707 - SIDNEY DE ALMEIDA FERREIRA