Área de Concentração em Sanidade Animal e Saúde Coletiva

 

Estudos sobre os principais aspectos relacionados à saúde e doenças infecciosas, parasitárias dos animais e zoonoses, incluindo aspectos de medicina veterinária preventiva; epidemiologia; prevenção e controle; planejamento e avaliação em saúde; Saúde Pública e Defesa Sanitária Animal e saúde única.

 

 

LINHAS PESQUISA:

 

1. Epidemiologia e saúde única aplicada ao controle de doenças e promoção de saúde;

 

2. Imunoparasitologia e nanotecnologia aplicada a imunologia;

 

3. Mastite e resistência bacteriana a antimicrobianos;

 

4. Relação parasita-hospedeiro e controle de carrapatos.

 

 

DOCENTES PERMENENTES:

 

 

 

ANA PAULA PECONICK:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Doutorado em Medicina Veterinária na área de Imunoparasitologia pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é Professora Adjunta de Imunologia na Universidade Federal de Lavras. Possui experiência em Biotecnologia Aplicada à Produção Animal.

 

 

CHRISTIANE MARIA BARCELLOS MAGALHAES DA ROCHA:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Aperfeiçoamento em Epidemiologia Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Doutorado em Ciência Animal (2005) com ênfase em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Pós Doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (2013). Professora Associada de Epidemiologia Veterinária no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras-UFLA. Experiência na área de Epidemiologia Veterinária, atuando principalmente em: - Métodos epidemiológicos para análises de fatores de riscos, Defesa Sanitária Animal e Saúde coletiva, percepção de produtores enfermidades, controle do Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Coordena o PRODESA: Programa UFLA de treinamento em Defesa Sanitária Animal. 

 

 

ELAINE MARIA SELES DORNELES:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é Professor Adjunto A pelo Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva. Atua principalmente nos seguintes temas: brucelose bovina, Brucelose, B19, RB51. 

 

 

 

GERALDO MARCIO DA COSTA:

 

Graduação em Medicina Veterinária com Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras. Possui experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais e Bacteriologia. 

 

 

JOZIANA MUNIZ DE PAIVA BARCANTE:

 

Bióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Ciências pelo Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Pós-doutorados também pela UFMG (2006 e 2007) nas áreas de parasitologia e imunoparasitologia. Professora Associada na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Líder do Grupo de Biologia Parasitária da UFLA (CNPq) e Pesquisadora do grupo de Helmintologia do Departamento de Parasitologia da UFMG (CNPq). Tutora do PETI Biologia Parasitária. Coordena o projeto Minuto da Saúde da UFLA/FAPEMIG. Coordenadora dos projetos institucionais de monitoramento e controle de arboviroses, COVID19 e leishmanioses, vinculados à COPE/DMA. Presidente do Comitê Especial de Emergência para enfrentamento do COVID19 da UFLA. Coordenadora do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao COVID19 da Prefeitura Municipal de Lavras - MG. Atua nas áreas de doenças negligenciadas, doenças emergentes, epidemiologia e saúde pública. 

 

 

RAFAEL NEODINI REMEDIOS:

 

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista-Júlio de Mesquita Filho - UNESP-Campus Rio Claro, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas - Biologia Celular e Molecular também pela UNESP - Campus Rio Claro. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Microscopia de Luz Convencional, Microscopia Confocal de Varredura a Laser e Microscopia Eletrônica de Varredura e de Transmissão. Atualmente é Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras-UFLA. 

 

 

 

DOCENTES COLABORADORES:

 

 

ALESSANDRO DE SA GUIMARAES:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG (1993), mestrado (2006) em Medicina Veterinária Preventiva e doutorado em Ciência Animal (2009) pela Escola de Veterinária da UFMG e pós-doutorado pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Possui experiência em medicina veterinária preventiva, com foco em saúde e comportamento e bem estar de bovinos leiteiros, compost barn, qualidade do leite, mastite e resistência bacteriana a antimicrobianos. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite, 2011) e gestor do Núcleo de Saúde Animal e Qualidade do Leite (2014).

 

 

CARINE RODRIGUES PEREIRA:

 

 

Graduação em medicina veterinária (2017), mestrado (2019) e doutorado (2023) em ciências veterinárias pela Universidade Federal de Lavras com período sanduíche na Northern Arizona University (2021-2022) e pós doutorado pela Universidade Federal de Lavras. Professora adjunta no Departamento de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras, com interesse nas áreas de doenças infecciosas e bioinformática. É revisora dos periódicos PLOS Neglected Tropical Diseases, Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, International Archives of Occupational and Environmental Health, Zoonoses and Public Health e Brazilian Journal of Microbiology. 

 

 

LUIZ DANIEL DE BARROS:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2009), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Jaboticabal (2012) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (2016), onde realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Tennessee sob orientação do Prof. Dr. Chunlei Su. Atualmente é Professor Adjunto A do Departamento de Medicina Veterinária Universidade Federal de Lavras (UFLA) e ministra disciplinas para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. Membro do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV), da Rede Brasileira de Pesquisa em Toxoplasmose (RBPT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Toxoplasmose Humana e Animal: uma visão de saúde única. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: sorodiagnóstico, genotipagem, PCR-RFLP, Toxoplasma gondii, Neospora caninum.

 

 

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 22/05/2024 17:13