Área de Concentração em Produção e Reprodução Animal

 

 

Pesquisas na área de produção animal; gestão em sistemas de produção animal e impacto econômico de enfermidades e pesquisas envolvendo qualidade de carne e rastreabilidade. Envolve também estudos com reprodução animal visando maior produtividade dos rebanhos

 

LINHAS DE PESQUISA:

 

1. Biotecnologia, fisiologia e nutrição aplicadas à reprodução animal;

 

2. Gestão de sistemas de produção de bovinos;

 

3. Nutrição, metabolismo e bem-estar de bovinos e outras espécies;

 

4.Qualidade dos produtos de origem animal nos sistemas de produção.

 

 

DOCENTES PERMENENTES:

 

 

JOSE CAMISÃO DE SOUZA:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais com doutorado em Fisiologia da Reprodução - North Carolina State University (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Controle da Foliculogênese Ovariana, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos, reprodução, leite, bovino e equinos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

 

 

JOSE NELIO DE SOUSA SALES:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (2002), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Juiz de Fora e vice presidente da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE).

 

 

 

MARCOS AURELIO LOPES:

 

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985). Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1994). Doutorado em Zootecnia pela UNESP-FCAV, Campus Jaboticabal (2000). Atualmente é Professor aposentado do Departamento de Medicina Veterinária da UFLA. Possui experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de sistemas de produção de bovinos (planejamento de rebanhos, custo de produção, análise de rentabilidade, viabilidade econômica de tecnologias e impacto econômico de enfermidades), produção de bovinos, rastreabilidade e zootecnia de precisão. 

 

 

 

MARCOS NEVES PEREIRA:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG (1987), mestrado em Zootecnia (Produção Animal) pela Escola de Veterinária da UFMG (1992) e doutorado em Dairy Science (Nutrição) pela University of Wisconsin-Madison (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Lavras. Trabalha na área de produção de gado leiteiro, com ênfase em nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: digestão e exigências nutricionais de carboidratos fibrosos e não-fibrosos, forrageiras silagem de milho e cana-de-açúcar, morfofisiologia do rúmen e absorção de ácidos graxos voláteis e avaliação de aditivos nutricionais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa-CNPq.

 

 

 

 

NADJA GOMES ALVES:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras e docente nos Programas de Pósgraduação em Zootecnia e em Ciências Veterinárias, atuando como orientadora de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Reprodução e Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: interações entre nutrição e reprodução, estresse térmico e reprodução e fisiologia da reprodução de fêmeas ruminantes. 

 

 

 

PETER BITENCOURT FARIA:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (2003). Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2005). Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Departamento de Medicina Veterinária. Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência de Alimentos. Experiência em Produção Animal, com ênfase em estudos relacionados à qualidade de carcaça e carne. 

 

 

 

DOCENTE COLABORADOR:

 

 

MILLER PEREIRA PALHÃO:

 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFLA (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Zootecnia pela UFV, com concentração em Fisiologia da Reprodução Animal. Realizou a parte experimental (2007-2009) no laboratório de Fisiologia da Reprodução do Pathobiological Science Department da University of Wisconsin, Madison, USA. Concluiu um Pós-Doutor (2011) pelo programa de pós-doutoramento Junior da FAPEMIG, realizando seus trabalhos no Laboratório de Reprodução da Embrapa Gado de Leite. Foi membro da câmara de Medicina Veterinária e Zootecnia - CVZ da FAPEMIG (2015-2018). Pós-graduado em Pecuária Leiteira pela Faculdade Rehagro (2021). Tem experiência de 10 anos como professor do curso de graduação em Medicina Veterinária e pós-graduação em Reprodução, Sanidade e Bem Estar Animal (UNIFENAS). É professor do DMV/FZMV da Universidade Federal de Lavras (UFLA), concentrando as atividades na área de reprodução animal. Tem experiência nas áreas de Morfologia, Fisiologia da Reprodução, Diagnóstico por imagem e Bovinocultura. 

 

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 22/05/2024 17:15