Área de Concentração em Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária

 

Esta área engloba estudos e pesquisas sobre os temas mais relevantes envolvidos nas principais afecções clínicas e cirúrgicas em animais e estudos da etiopatogenia e diagnóstico patológico das enfermidades, visando estabelecer estratégias de prevenção, diagnóstico, controle e tratamento em diferentes espécies de animais.

 

 

LINHAS DE PESQUISA:

 

1. Cardiologia, ortopedia e toxicologia veterinárias;

 

2. Diagnóstico por imagem e medicina de animais domésticos, exóticos e selvagens;

 

3. Patologia das principais enfermidades de animais.

 

 

DOCENTES PERMANENTES:

 

 

ANGELICA TEREZINHA BARTH WOUTERS:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina(1993). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2013). Professora Adjunta do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Possui experiência em Medicina Veterinária, nas áreas de Patologia Geral, Patologia Especial Veterinária e Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos.

 

 

 

ANTONIO CARLOS CUNHA LACRETA JUNIOR:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela UNIFENAS (1996). Especialização em Radiodiagnóstico de Pequenos Animais pelo Instituto Veterinário de Imagem – IVI (1997). Especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Fundação de Ensino Octavio Bastos – FEOB (2002). Mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Jaboticabal (2004). Doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Jaboticabal (2008). Atualmente é Docente da disciplina de Diagnóstico por Imagem do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária (CBRV). Possui experiência na área de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais com ênfase em diagnóstico por imagem. Desenvolve pesquisas no tema Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária (radiologia e ultrassonografia), em pequenos e grandes animais, animais selvagens e animais de produção.

 

 

 

 

DJEISON LUTIER RAYMUNDO:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rio Grande do Sul (2005). Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Federal Rio Grande do Sul (2008). Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Membro da Coordenadoria de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa. Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal.

 

 

  

 

LEONARDO AUGUSTO LOPES MUZZI:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG (1994). Mestrado em Medicina e Cirurgia pela Escola de Veterinária da UFMG (1998). Especialização em Cirurgia de Pequenos Animais pela University of Minnesota - USA (2000). Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Pós-Doutorado em Ortopedia de Pequenos Animais pela University of London - UK (2011). Professor Associado da Universidade Federal de Lavras, atuando na área de Clínica Cirúrgica Animal, com ênfase em ortopedia e obstetrícia. Chefe do Setor de Cirurgia do Departamento de Medicina Veterinária da UFLA. Subcoordenador do Programa de Residência em Medicina Veterinária na área de Clínica Cirúrgica e Anestesiologia em Animais de Companhia. Orientador no programa de mestrado em Ciências Veterinárias da UFLA com pesquisas na área de ortopedia veterinária nos temas de fixação óssea, implantes e distúrbios articulares.

 

 

 

 

MARY SUZAN VARASCHIN:

 

Graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Agro Veterinário da Universidade Para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1990). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1996). Doutorado em Medicina Veterinária Jaboticabal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é docente pelo Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia e Patologia Animal.

 

 

 

 

RUTHNEA APARECIDA LAZARO MUZZI:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Especialização em Cardiologia na University of Minnesota (2000). Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Pós-Doutorado em Cardiologia na University of London, UK (2011). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Lavras. Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cardiologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: cardiologia, eco dopplercardiografia, metabolismo animal e medicina interna.

 

 

DOCENTE COLABORADOR:

 

 

HUGO SHISEI TOMA:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Botucatu (2006) com iniciação científica com apoio do CNPq 2005-2006. Residência em Clínica de Grades Animais do Hospital Veterinário da FMVZ Unesp Botucatu (2007 2009). Mestre em Clínica Médica de Grandes Animais pela FMVZ Unesp Botucatu com bolsa do CNPq e auxílio pesquisa da Fundunesp. Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Cuiabá. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras - UFLA, ministrando as disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais, Toxicologia Veterinária, Semiologia Veterinária e Obstetrícia Veterinária

 

 

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 22/05/2024 16:50