Área de Concentração em Fisiologia e Metabolismo Animal

Estudo dos princípios fisiológicos e metabólicos dos animais e a influência de substâncias nestes processos, tais como fármacos, alimentos e condições de manejo.

 

 

LINHAS PESQUISA:

 

1. Fisiologia e metabolismo em diferentes espécies de peixes de água doce;

 

2. Manejo da incubação e sua influência sobre os parâmetros fisiológicos e metabólicos das aves;

 

3. Nanotecnologia e farmacocinética baseadas em mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos;

 

4. Uso de modelos animais para estudos de toxicidade e mecanismo de doenças.

 

 

DOCENTES PERMANENTES:

 

 

 

LUCIANO JOSE PEREIRA:

 

Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Lavras/UNILAVRAS (2001), especialização em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (2003), mestrado na Área de Fisiologia - pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2003), Doutorado na Área de Fisiologia - pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2006). Bolsa de doutorado sandwich no exterior - Utrecht Medical Center - Holanda (2005). PÓS-DOUTORADO JÚNIOR - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP com bolsa do CNPq (2006-2008). PÓSDOUTORADO SÊNIOR- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com bolsa do CNPq (2018- 2019). Atualmente é docente do curso de Medicina nas disciplinas de Bases Morfofisiológicas I e II; foi o primeiro coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFLA (Área Medicina II). Linhas de pesquisa: Fisiologia Geral e Oral; mastigação; relação nutrição/metabolismo e inflamação, modelos de doença periodontal.

 

 

 

 

LUIS DAVID SOLIS MURGAS:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1990). Mestrado em Fisiologia da Reprodução no Departamento de Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1993). Doutorado em Produção Animal, Interação Nutrição e Reprodução no Departamento de Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1999). Pós-Doutorado em Fisiologia Animal Reprodução pela Universidad de Murcia-Espanha (2001). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. Orientador de alunos de Mestrado e Doutorado nos programas de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciências Veterinárias da UFLA, atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas de indução hormonal da reprodução de peixes de água doce, preservação de sêmen de suínos e de peixes utilizando resfriamento e congelamento, fisiologia da reprodução de peixes e mamíferos. Atualmente é Membro representante da Rede Mineira de Bioterismo. Bolsista Produtividade do CNPq. 

 

 

 

MARCIO GILBERTO ZANGERONIMO:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Zootecnia com ênfase em Nutrição de Monogástricos pela Universidade Federal de Lavras (2003). Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2006). Pós-Doutorado em Bioquímica Animal pela Universidade Federal de Lavras (2008). Atualmente é Professor Adjunto IV pelo Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras. Realiza pesquisas na área de Metabolismo em aves e reprodução animal. Bolsista produtividade do CNPq.

 

 

 

MARCOS FERRANTE:

 

Graduação em Medicina Veterinária e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Realizou o pós doutorado na área de desenvolvimento de medicamentos na Fiocruz/BA, Brasil. Tem experiência na realização de estudos de farmacologia e toxicologia veterinária pré-clínicos e clínicos tanto no ambiente acadêmico como na indústria. Atualmente é professor no departamento de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras, atuando como colaborador em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento, avaliação pré-clínica e clínica de novos tratamentos farmacológicos e otimização de doses terapêuticas baseados no modelamento PK/PD.

 

 

 

RILKE TADEU FONSECA DE FREITAS:

 

Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1983), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1988) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Lavras, Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Zootecnia e em Ciências Veterinárias e Diretor Executivo das Fundações de Apoio a Universidade Federal de Lavras. Tem experiência nas áreas de Zootecnia e bioestatística, com ênfase em Produção, Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação genética de linhagens de tilápias, crescimentos morfométrico e alométrico de peixes de espécies nativas e exóticas, equações de predição de energia e aperfeiçoamento de metodologias de avaliação de alimentos e de determinação de exigências nutricionais para aves e suínos, características de carcaças de suínos e peixes, Interação genótipo: nutrição, manipulação e criopreservação de gametas e produção de Monogástrico (aves, suínos e peixes).

 

 

DOCENTES COLABORADORES:

 

 

GLAUCIA FRASNELI MIAN:

 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (2002) com Mestrado em Ciências Veterinárias/Sanidade Animal (2006) e Doutorado em Microbiologia Agrícola (2009) pela Universidade Federal de Lavras. Realizou o Pós-Doutorado (pesquisadora de Desenvolvimento Tecnológico Industrial I) no Laboratório de Doenças de Animais Aquáticos (AQUAVET) na Universidade Federal de Minas Gerais, atuando em padronizações de técnicas de diagnóstico e tratamento de Doenças de Animais Aquáticos propostas pela OIE. Atualmente atua nas áreas de diagnóstico de microrganismos patogênicos para os animais e tratamento de doenças infecciosas e resistência a antibióticos. Também atua como representante do Setor de Medicina Veterinária Preventiva; membro da Câmara de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI); membro suplente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e membro Câmara de Infraestrutura e Patrimônio (CIP) na UFLA.

 

 

GONZALO SUAREZ VEIRANO:

 

Possui graduação em Ciencias e Tecnologías Veterinarias pela Universidad de la Republica Uruguay (2000) e Doctorado em Ciencia Animal - Universidad Nacional Del Centro de La Provincia de Buenos Aires (2013). Atualmente é Profesor Agregado da Unidade Farmacologia e Terapéutica na Facultad de Veterinaria da  Universidad de la República, Uruguay. Tem experiência na área da Farmacologia Veterinaria, com ênfase em Farmacometría e Clínica Médica nas diferentes especies animais, atuando principalmente nos seguintes temas: antiparasitarios, antimicrobianos, estudos de farmacocinética-farmacodinamia (PKPD), resistencia e farmacoepidemiologia. Currículum Uruguay, Currículum Lattes.

 

 

HUMBERTO DE MELLO BRANDAO:

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2002) e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é pesquisador A da EMBRAPA-Gado de Leite, na qual coordena o Laboratório de Nanotecnologia para Produção e Sanidade Animal e é o responsável técnico do Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária. Trabalha com desenvolvimento de formulações farmacêuticas de uso animal, ensaios clínicos e estudos de farmacocinética e farmacodinâmica. Nas Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal de Lavras é, respectivamente orientador nos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Escola de Farmácia (CiPharma) e Ciência Veterinária. Em parcerias com a iniciativa privada para o co-desenvolvimento de produtos no segmento farmacêutico veterinário coordena projetos que em conjunto perfazem um valor global superior a um milhão de reais. Junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é membro da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, onde representa o setor pecuário do Serviço Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). No âmbito internacional tem parceria com pesquisadores da Universitè Diderot-Paris 7 e INTA- Rafaela (Ar), além de ser um dos membros do grupo de trabalho para normatização de ensaios toxicológicos de nanomateriais junto à Comunidade Europeia (NanoReg). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Nanotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: "drug delivery" e "drug targeting", nanotoxicologia, saúde animal e qualidade de alimentos.Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq.

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 22/05/2024 17:15