Banca de DEFESA: FABIANA ALVES DEMEU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA ALVES DEMEU
DATA: 19/09/2018
LOCAL: Sala de reuniões do PPGCV

VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS AMBIENTALMENTE CORRETAS E SEUS IMPACTOS NO CUSTO DE PRODUÇÃO DO LEITE

Agronegócio do leite,custo de produção,medidas de mitigação ambienta

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A cadeia produtiva do leite é um importante componente do agronegócio do país, com estimativa de produção de 23,17 bilhões de litros de leite no ano de 2016 (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, 2017). Minas Gerais é o maior produtor nacional com 26,4% da produção (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, 2017). Paralelamente aos aspectos financeiros da atividade, com importante participação no PIB brasileiro, o agronegócio do leite desempenha, ainda, função social de extrema relevância para o país, pois muitos produtores têm o leite como a principal fonte de renda da propriedade, porque está presente em 80% das propriedades de pequeno porte do país (BERGAMASCHI; MACHADO; BARBOSA, 2010), o que contribui para a fixação de milhares de famílias no campo e a geração de milhões de empregos diretos e indiretos. As questões ambientais como o desmatamento e a queima da vegetação natural, uso e ocupação do solo, poluição por dejetos e agrotóxicos, emissão de gases de efeito estufa (GEE), contaminação de águas e degradação do solo vêm deixando os produtores cautelosos e a produção de leite tem que se adaptar às questões ambientais. O país possui 17 leis ambientais, das quais se podem destacar: Lei dos agrotóxicos (Brasil, 1989); Lei da Área de Proteção Ambiental (Brasil, 1981); Lei de Crimes Ambientais (Brasil, 1998); Lei da Política Agrícola (Brasil, 1991) e Lei de Recursos Hídricos (Brasil, 1997). As leis brasileiras preveem até reclusão ao produtor, caso não sejam cumpridas. Com base nisto, surge a questão: como o produtor rural vê esses impactos ambientais causados pela produção? Certamente que eles são conscientes da necessidade de preservação ambiental e da necessidade de reduzir o impacto. Entretanto há uma grande preocupação com a implantação de medidas que minimizem os impactos ambientais, com destaque para aquelas que majoram o custo de produção. A atividade leiteira nem sempre tem apresentado resultados positivos, tornando inviável qualquer exigência que eleve os custos de produção, os quais podem piorar ainda mais a situação do produtor. Assim, técnicos e pesquisadores da agropecuária podem ser grandes colaboradores, ao verificarem e indicarem medidas que não só contribuam para o desenvolvimento do agronegócio, mas que o tornem sustentável, em todos os aspectos, principalmente, os econômicos e ambientais, objetos deste estudo. O custo de produção já é estudado há alguns anos. No entanto não houve a preocupação de averiguar o impacto e a representatividade das medidas de mitigação ambiental, na atividade leiteira, bem como sua viabilidade econômica. Nos estudos realizados, não foram considerados os custos ambientais e seus impactos no custo operacional efetivo, em razão da economia com a reutilização de areia em sistemas de free stall, captação da água de chuva e seu reaproveitamento, bem como o uso dos resíduos/efluentes como fertilizantes. Também vale a pena destacar que não há, na literatura, estudos a respeito do preço de equilíbrio e quantificação do custo ambiental para a atividade leiteira.

Presidente - 48098 - MARCOS AURELIO LOPES
Externo ao Programa - 2474744 - ANDRE LUIS RIBEIRO LIMA
Externo ao Programa - 3182493 - FRANCISVAL DE MELO CARVALHO
Externo à Instituição - MARCELO HENRIQUE OTENIO - EMBRAPA