Banca de DEFESA: DANIELA MARQUES DA SILVA

DISCENTE: DANIELA MARQUES DA SILVA
DATA: 08/03/2019
LOCAL: Sala de Reuniões PPGCV

Exúvia de tenebrio molitor como prebiótico na produção de alevinos de tilápia

Estresse por anoxia. Prebiótico. Desempenho. Quitina. Quitosa

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O presente trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da exúvia de Tenebrio molitor no desempenho produtivo, morfologia intestinal e tolerância ao estresse em alevinos de tilápia (hibrida: Oreochromis niloticus × O. mossanbicus). Assim, o cultivo dos animais acontecerá no Setor de Piscicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde serão utilizados 136 alevinos alojados em 34 aquários de vidro (forma de paralelepípedo e volume de 8,6 L de agua disponível) em sistema de recirculação fechado. O delineamento será inteiramente casualizado composto de cinco dietas contendo 0; 1,5; 3 e 4,5% de inclusão de exúvia não tratada e uma contendo 3% de exúvia tratada com NaOH 50%, e 7 parcelas experimentais para cada uma das dietas de exuvia não tratada e 6 para a tratada, assim ficando 4 animais por aquário. Ao final do período de cultivo, os peixes serão induzidos a estresse por anóxia e realização da biometria final. Também serão coletados de todos os animais sangue, fígado e intestino. No soro sanguíneo serão mensurados glicose, cortisol, lactato, triglicerídeos e colesterol total; os fígados para análise histológica e de composição e os intestinos para análise da microbiota, histológica e atividade das enzimas do estresse oxidadtivo. As diferenças significativas nos parâmetros a serem estudados serão avaliadas por ANOVA unidirecional e a escolha dos testes estatísticos para comparação será determinado dependendo do tipo de dado obtido, com nível de significância de 5% a ser adotado. O software SISVAR 5.6 será utilizado para a análise estatística.

Presidente - PRISCILA VIEIRA E ROSA
Externo à Instituição - CRISTINA TSCHORNY MONCAU - ROGAMA
Externo à Instituição - RENAN ROSA PAULINO - UFU
Externo à Instituição - STEFÂNIA PRISCILLA DE SOUZA - UFLA