Banca de DEFESA: INGRID MARCIANO ALVARENGA

DISCENTE: INGRID MARCIANO ALVARENGA
DATA: 08/08/2019
LOCAL: Sala DMV12

INVESTIGAÇÃO DE FAUNA FLEBOTOMÍNICA (DIPTERA: NEMATOCERA: PSYCHODIDAE) E INFECÇÃO NATURAL POR Leishmania spp. NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO VERMELHO, MINAS GERAIS, BRASIL.

Leishmaniose visceral, flebotomíneos, epidemiologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Medicina Veterinária Preventiva

As leishmanioses são doenças infecciosas e em sua maioria zoonóticas, que tem como agente etiológico parasitas do gênero Leishmania (Kinetoplastida: Trypanosomatidae). Estas são um complexo de doenças com um elevado impacto na saúde pública, visto que possuem altas taxas de morbi-mortalidade. A Leishmaniose Visceral (LV), conhecida também como Calazar, é uma das formas clinicas com maior letalidade entre as leishmanioses, principalmente em crianças, idosos e indivíduos HIV positivos. A LV é caracterizada por um quadro de febre irregular, perda de peso, aumento do fígado e do baço, e anemia. A LV é endêmica em muitos países. O vetor das leishmanioses são os flebotomíneos, e no Brasil a espécie Lutzomia longipalpis é o principal transmissor de L. infantun L. chagasi, espécie causadora de LV. Visto que nas últimas décadas a LV vem expandido e seu vetor se adaptando ao meio urbano, é de grande importância o estudo destes para melhor compreensão da epidemiologia da LV. Este trabalho tem como objetivo o levantamento da fauna flebotomínica no munícipio de Ribeirão Vermelho, Sul de Minas Gerais, o qual foram diagnosticados 7 casos de LV canina (LVC). Assim serão realizadas coletas sistemáticas em residências do município, utilizando armadilhas luminosas, durante 3 noites consecutivas. Após a coleta, o material será encaminhado para o Laboratório de Biologia Parasitário da Universidade Federal de Lavras para que seja realizada a triagem e sexagem, e depois encaminhado para o Laboratório de Insetos Hematófagos da Universidade Federal de Minas Gerais para identificação a nível de espécie e PRC das fêmeas para identificação de infecção natural por Leishmania spp.. Pretende-se assim conhecer a o estado epidemiológico da LV e iniciar o Programa de Vigilância e Combate a Leishmaniose Visceral.

Presidente - JOZIANA MUNIZ DE PAIVA BARCANTE
Externo ao Programa - MONIQUE GOMES SALLES TIBURCIO COSTA - DSA
Externo à Instituição - FREDY GALVIS OVALLOS - USP
Externo à Instituição - FELIPE DUTRA REGO - FIOCRUZ-MG