Prevalência, fatores de risco, virulência e perfil de resistência a antimicrobianos em amostras de Bordetella bronchiseptica isoladas de cães de um abrigo no município de Lavras, Minas Gerais.
Bordetella bronchiseptica, complexo de doenças respiratórias infecciosas caninas, traqueobronquite infecciosa canina, cães, fatores de virulência, perfil de resistência.
Traqueobronquite Infecciosa Canina (ITB) é uma síndrome caracterizada com doença respiratória contagiosa, espalhada pelo mundo inteiro, de início agudo em cães que é causada por uma ampla gama de agentes etiológicos virais e bacterianos. Um desses agentes bacterianos é Bordetella bronchiseptica, um cocobacilo, aeróbio, Gram-negativo; responsável por causar doença mesmo em outras espécies animais, incluindo carnívoros selvagens, porcos, coelhos e, ocasionalmente, cavalos, outros herbívoros, roedores, perus, assim como humanos; e que precisa ser estudado mais a fundo, tanto pela importância na saúde animal, quanto pela saúde pública. O objetivo desse estudo é determinar a prevalência, fatores de risco, virulência e perfil de resistência a antimicrobianos em amostras de Bordetella bronchiseptica isoladas de cães de um abrigo no município de Lavras, Minas Gerais. Será realizada uma amostragem com swabs de orofaringe de 360 cães sintomáticos ou não sintomáticos; se processará em PCR convencional primers de genes de virulência e resistência antimicrobiana, assim como Concentração Mínima Inibitória para determinar susceptibilidade e resistência, para depois determinar prevalência. Os resultados serão apresentados em tabelas de freqüência e gráficos para sua discussão.