Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANNA OLIVEIRA MARÇAL

DISCENTE: JOANNA OLIVEIRA MARÇAL
DATA: 17/12/2020
LOCAL: Video Conferencia

Efeito da maturação sexual na qualidade da carne de frangos criados em sistema alternativo em diferentes gêneros

frango caipira, maturidade sexual, carne

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Inspeção de Produtos de Origem Animal

As carnes de aves obtidas na produção convencional são alimentos saudáveis, oferecem segurança alimentar e seus parâmetros de qualidade estão dentro das normas de qualidade de produção. Entretanto, um outro nicho de mercado em expansão é formado por consumidores que buscam carnes com outras características subjetivas diferenciadas, tais como: carnes oriundas de animais criados em condições naturais (frango caipira), carnes biológicas, carnes orgânicas, etc. Em geral, é citado que, entre os fatores relevantes na decisão da compra de frango caipira pelo consumidor, está o paladar diferenciado entre o frango industrial e o frango caipira, mesmo que ocorram acréscimos no preço final do produto em relação ao frango convencional. Os grandes aspectos levados em consideração pelo consumidor de aves caipira são: o sabor, a maciez e a coloração da carne, que são atributos diferenciados em relação ao frango convencional, cuja carne é, geralmente, associada à falta de sabor, textura mole e coloração branca. Carnes de textura mais firmes e com sabor pronunciado são próprias de animais mais velhos, com idades próximas à maturidade sexual para frangos. Dessa forma o objetivo deste estudo, é avaliar o efeito da maturação sexual das aves e correlacionar com os aspectos de qualidade de carne, em relação aos parâmetros físico-quimicos, nutricionais e sensoriais em diferentes gêneros.O experimento será conduzido no Setor de Avicultura do IFMG Campus Bambuí (Bambuí-MG) na Universidade Federal de Lavras (UFLA) (Lavras-MG). Serão utilizados um total de 240 frangos da linhagem Pescoço Pelado (Label Rouge), sendo o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial (5x2), com cinco idades de abate (70, 90, 120, 150 e 180 dias) e dois sexos (macho e fêmea). Durante o período experimental em cada idade de abate, serão abatidas de forma amostral nos piquetes, nove aves de cada sexo, totalizando 18 animais por abate que estejam com peso médio de cada piquete. Estas aves serão abatidas por atordoamento por eletrocussão, seguido por sangria, respeitando o método humanitário. Após o abate, será realizada a coleta das gônadas (testículos e ovários), para que sejam procedidas as análises histológicas dos testículos para a avaliação do desenvolvimento de acordo com a idade. A avaliação do desenvolvimento gonadal das fêmeas será feito visualmente. As aves terão suas carcaças resfriadas por no mínimo de três horas. Para as determinações físico-químicas da carne serão realizadas as avaliações de pH final, Cor (CieL*a*b*), Perda de Peso por Cozimento (PPC), Força de Cisalhamento (FC) e Teor de Colágeno Total e Solúvel; para composição bromatológica, será determinada a porcentagem de Proteína Bruta, Extrato Etéreo, Umidade e Cinzas. Será também avaliado o perfil de composto voláteis através de especrotofotômetro de massa acoplado a cromatógrafo gasoso com uso de headspace. Também será avaliado o perfil de ácidos graxos por cromatografia gasosa. O projeto de forma geral, busca complementar as informações sobre criação de frangos em sistema caipira de forma a obter produtos que atendam mais especificamente os parâmetros de qualidade de carne esperada pelos consumidores.

Externo à Instituição - NICOLE BATELLI DE SOUZA NARDELLI - UNIS (Membro)
Presidente - PETER BITENCOURT FARIA (Membro)
Externo ao Programa - ROBERTO MACIEL DE OLIVEIRA - DCA/ESAL (Suplente)
Externo à Instituição - XISTO RODRIGUES DE SOUZA - IFMT (Membro)