Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA COMANDUCCI DA SILVA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA COMANDUCCI DA SILVA CARVALHO
DATA: 01/03/2021
LOCAL: Video Conferencia

Caracterização da incubação de ovos de calopsitas (Nymphicus hollandicus) em duas condições: artificial e parental

reprodução, psitacídeos, desenvolvimento, incubação

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal

A calopsita (Nymphicus hollandicus) é uma ave nativa da Austrália. A espécie foi introduzida no Brasil na década de 70 e passou a ser considerada um animal doméstico em todo o território brasileiro de acordo com o Anexo 1 da Portaria nº 93 de 07 de julho de 1998 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Sendo a segunda ave mais popular do mundo, ela apresenta grande importância econômica e é considerada espécie modelo ideal para o estudo de psitacídeos em geral. Em cativeiros essas aves podem se reproduzir durante o ano inteiro com ambiente e condições controladas. As fêmeas fazem postura de 4 a 8 ovos, que são incubados por aproximadamente 21 dias, e os filhotes saem do ninho aproximadamente no 30º dia de vida. O objetivo deste trabalho é caracterizar a incubação de ovos de calopsitas em condições artificiais, utilizando chocadeira, e realizada pelos próprios pais. O experimento está sendo realizado no Setor de Animais Selvagens do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras, em Lavras, Minas Gerais, Brasil. O período de realização do experimento será de dezembro de 2020 a agosto de 2021. Serão coletados um total de sessenta e seis ovos de calopsitas provenientes da reprodução de onze casais do Setor, os ovos serão divididos em dois grupos: incubados pelos pais e incubados artificialmente (37,7ºC e 60% de umidade). Serão avaliadas a taxa de eclosão dos ovos, o desenvolvimento pós-eclosão dos filhotes e a taxa de sobrevivência dos filhotes até o 35º dia de vida, a fim de avaliar parâmetros de incubação, e assim auxiliar na criação tanto comercial quanto conservacionista de psitacídeos em geral.

Presidente - ANTONIO CARLOS CUNHA LACRETA JUNIOR (Membro)
Externo ao Programa - CARLOS EDUARDO DO PRADO SAAD - DZO/FZMV (Membro)
Externo à Instituição - GILMARA JUNQUEIRA MACHADO - UFLA (Membro)
Externo ao Programa - JULIANO VOGAS PEIXOTO - DMV/FZMV (Suplente)