Banca de DEFESA: DANIEL MUNHOZ GARCIA PEREZ NETO

DISCENTE: DANIEL MUNHOZ GARCIA PEREZ NETO
DATA: 09/04/2021
LOCAL: Video Conferencia

AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA DE PRÓTESE DE RECAPEAMENTO DA ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL EM CÃES – ESTUDO EX-VIVO

Displasia coxofemoral. Prótese de quadril. Ensaio biomecânico

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Clínica Cirúrgica Animal

O objetivo deste estudo foi avaliar por meio de teste biomecânico um implante de prótese de recapeamento da articulação coxofemoral em ossos conservados de cães. Foram selecionados 20 cadáveres de cães adultos com peso entre 30 e 50 kg, que vieram a óbito por causas não relacionadas a doenças ortopédicas ou enfermidades que podem alterar a mineralização óssea e removidos ambos os ossos femorais, que foram conservados para a realização dos testes. Em cada par de fêmures obtidos do mesmo animal, em um fêmur foi realizada a implantação da prótese de recapeamento de quadril sendo integrante do grupo 1 (prótese) e o outro fêmur permaneceu intacto sendo integrante do grupo 2 (controle). Todas as amostras foram submetidas ao ensaio biomecânico de flexo-compressão no eixo axial ao osso, onde foram analisadas o comportamento de falha dos corpos de prova, a força máxima, deformação e grau de elasticidade nos dois grupos. Os dados obtidos apresentavam distribuição normal e foram submetidos ao teste t Student independente. O grupo controle exibiu valores significativamente maiores (p≤0,05) para as variáveis relacionadas a carga deste estudo. A média da força máxima no teste de compressão axial para o grupo implantado foi de 3053±984N e, para o controle, de 3923±899 N (p≤0,007216). A média de deformação exibidas em ambos os grupos não tiveram significância estatística (p=0,2856) e a constante elástica dos dois grupos também não apresentaram diferença estatística (p=0,06807). Todavia ambos os grupos toleraram a carga máxima que o paciente exerceria se implantados in-vivo.

Presidente - LEONARDO AUGUSTO LOPES MUZZI (Membro)
Interno - RUTHNEA APARECIDA LAZARO MUZZI (Membro)
Interno - ANTONIO CARLOS CUNHA LACRETA JUNIOR (Suplente)
Externo ao Programa - FABIO LUCIO SANTOS - DEG/ESCOLAENG (Membro)