Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA COIMBRA CHAGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA COIMBRA CHAGAS
DATA: 11/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

EFEITO DA ADIÇÃO DE PLASMA SEMINAL PROVENIENTE DE GARANHÕES ALTAMENTE RESISTENTES AO SÊMEN DE GARANHÕES MENOS RESISTENTES, PREVIAMENTE À CRIOPRESERVAÇÃO ESPERMÁTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

criopreservação espermática; garanhão; plasma seminal; cinética espermática; CASA; Mangalarga Marchador


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Neste estudo, objetivou-se determinar se a adição de plasma seminal (PS) de garanhões altamente resistentes às amostras de sêmen de garanhões menos resistentes, previamente à criopreservação espermática, melhorará a qualidade seminal in vitro. Garanhões (n=8) da raça Mangalarga Marchador, com idade entre quatro e doze anos, em atividade sexual foram selecionados. Os garanhões foram testados e divididos em dois grupos: garanhões menos resistentes à criopreservação (n=5) e garanhões altamente resistentes à criopreservação (n=3). Foram realizadas duas coletas de cada animal para obtenção, processamento e armazenamento do PS de cada garanhão. Durante o experimento, foram realizadas três coletas de ejaculados de cada animal, com intervalo de 48 horas entre elas. O PS de cada animal foi descongelado em temperatura ambiente e foi realizado um pool de PS dos garanhões altamente resistentes (PS heterólogo) para ser acrescido previamente ao congelamento dos grupos experimentais. Cada ejaculado foi dividido nos seguintes grupos experimentais: CT – criopreservado somente com crioprotetor, sem adição de PS; G1 – crioprotetor + 10% de PS Autólogo; G2 - crioprotetor + 20% de PS Autólogo; G3 – crioprotetor + 10% de PS Heterólogo; G4 - crioprotetor + 20% de PS Heterólogo. O sêmen foi envasado em palhetas de 0,5mL e a criopreservação foi realizada com Congelador Automático Portátil para Sêmen e Embriões (CRYOGEN HSE, Neovet). As palhetas congeladas foram mergulhadas diretamente em nitrogênio líquido e armazenadas em botijão de nitrogênio para posterior avaliação. As amostras foram avaliadas em relação aos parâmetros de cinética espermática utilizando Sistema de Análise Computadorizada de Sêmen (CASA). Os tratamentos com adição de 10 ou 20% de plasma seminal autólogo ou heterólogo não melhoraram significativamente os parâmetros de cinética espermática dos garanhões menos resistentes à criopreservação em relação ao método convencional de criopreservação espermática. No entanto, mais análises serão realizadas para avaliar se houve diferença estatística em relação à integridade de membrana e estresse oxidativo das amostras criopreservadas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCIO GILBERTO ZANGERONIMO (Membro)
Externo ao Programa - MARCOS FERRANTE - DMV/FZMV (Membro)
Externo à Instituição - DIOGENES FERREIRA FILHO - UFRRJ (Suplente)
Externo à Instituição - BRUNA RESENDE CHAVES - UNA (Membro)
Notícia cadastrada em: 01/06/2021 16:30
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 19/05/2024 06:11