Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE APARECIDA MARTINIANO DE PADUA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE APARECIDA MARTINIANO DE PADUA
DATA: 15/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

IDENTIFICAÇÃO IN SILICO DE EPÍTOPOS PROTETORES PARA UTILIZAÇÃO EM VACINA CONTRA Leishmania sp. EM CÃES DOMÉTICOS (Canis lupus familiaris)


PALAVRAS-CHAVES:

Bioinformática; Zoonose; Leishmaniose canina; Vacina recombinante


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Medicina Veterinária Preventiva
RESUMO:

A Leishmaniose é uma doença zoonótica, que atinge diversas espécies de mamíferos, entre elas cães, considerados principais reservatórios, e humanos, hospedeiros acidentais dos protozoários do gênero Leishmania spp., que são transmitidos pela fêmea do flebotomíneo Lutzomyia longipalpis. Os tratamentos para leishmaniose canina envolvem medicamentos com toxicidade relativamente alta e, em sua maioria, com efeitos que não se estendem à cura parasitológica da doença. Com isso, o principal método de controle da enfermidade preconizado no Brasil é a eutanásia de animais positivos, apesar de se apresentar inadequada para esta função. E é neste contexto que, a vacinação de cães soronegativos para Leishmania spp., são preconizadas como medida preventiva e precisam estimular respostas humoral e celular satisfatórias, para a proteção substancial ao indivíduo. Portanto, o objetivo do presente trabalho é identificar epítopos imunogênicos contra protozoários do gênero Leishmania, em cães domésticos (Canis lupus familiaris), utilizando ferramentas de bioinformática, com pesquisas de antígenos em artigos científicos, agrupados em uma revisão sistemática e metanálise e no banco de dados público TriTrypDB: Kinetoplastid Genomics Resource, análises de epítopos de células T e B no Immune Epitope Database and Analysis Resource, (IEDB), limitando a pesquisa por meio de filtros de busca e predições realizadas em programas indicados no referido banco de dados, com intuito de determinar as sequências genéticas que codificarão os peptídeos selecionados, que serão sintetizados em membrana de nitrocelulose, em sintetizador automático e testados quanto à sua antigenicidade. Os peptídeos antigênicos serão fundidos para a construção do peptídeo final, que será analisado quanto às características físico-químicas, antigenicidade, entre outras e terá sua sequência genética utilizada para a construção do gene que dará origem ao antígeno vacinal. Os resultados do presente projeto representam o primeiro passo para a produção de uma vacina recombinante efetiva.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ANA PAULA PECONICK (Membro)
Externo à Instituição - GABRIEL ANDRES TAFUR GÓMEZ - U.D.C.A (Membro)
Interno - JOZIANA MUNIZ DE PAIVA BARCANTE (Membro)
Externo à Instituição - RICARDO TOSHIO FUJIWARA - UFMG (Suplente)
Notícia cadastrada em: 07/06/2021 16:00
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 19/05/2024 06:20