Banca de DEFESA: DAYANA NEVES DE MELO

DISCENTE: DAYANA NEVES DE MELO
DATA: 11/06/2021
LOCAL: Remoto

CRESCIMENTO MORFOMÉTRICO DE POTROS DESMAMADOS MANGALARGA MARCHADOR ALIMENTADOS COM CAPIM-ELEFANTE (Pennisetum purpureum) E CONCENTRADOS COM DIFERENTES RELAÇÕES Ca:P

Equinos em crescimento, forrageiras tropicais, oxalatos, doença da cara inchada, morfologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O desenvolvimento de potros Mangalarga Marchador (MM) é afetado pelo hiperparatireoidismo nutricional secundário causado pela ingestão de forrageiras tropicais com excesso de oxalatos, o que pode comprometer sua conformação e futuro desempenho atlético.Objetivou-se avaliar o crescimento corporal de 16 potros MM desmamados alimentados por 60 dias com capim-elefante (P. purpureum; relação Ca:oxalatos de 0, 22:1 a -0, 26:1) à vontade + 1,2% PV de concentrado formulado com relações Ca:P diferindo de acordo com o grupo experimental: (A- 2:1; B- 3:1; C- 5:1; D- 6:1) + 60g/animal de núcleo mineral comercial. Na primeira e última semana do período experimental os potros dos quatro grupos tinham, respectivamente334,5 ± 48,5 e 390,5 ± 48,5 dias de idade; 154,9 ± 33,9 kg e 180,8 ± 37,0 kg PV; escores de condição corporal variando entre 2 a 3. Foram mensuradas oito medidas lineares [alturas na cernelha (AC), garupa (AG) e costado (ACO); comprimento corporal (CC); perímetros de tórax (PT), antebraço (PAB), joelho (PJ) e canela (PC)]; e seis medidas angulares [ângulo escápula-solo (AES), ângulo escápula-umeral (AEU); ângulo pelve-solo (APS); ângulo pelve-femoral (APF); ângulo metacarpo-falangeano (AMF), ângulo do casco anterior esquerdo (ANC)]. O delineamento foi em blocos casualizados, sendo os dados analisados por modelos mistos incluindo os efeitos fixos de tratamento (dietas), período (no caso de ganhos mensais das medidas corporais) ou dia de avaliação (no caso de índices de conformação) e suas interações (p<0,05), considerando o valor inicial de cada parâmetro estudado como covariável. O estudo da evolução de crescimento em função da idade foi desenvolvido através de equações de regressão. Houve diferença (p<0,05) nas médias mensais de ganhos das medidas de PT, PA e PC dos potros alimentados com diferentes relações Ca:P na dieta avaliados entre os tratamentos A (2:1), B(3:1), C(5:1) e D(6:1), sendo que as medidas dos animais do grupo C (5:1) foi superior aos 30 dias após o início do período experimental, no entanto, 60 dias após o início do período experimental todas as medidas, apresentaram ganhos (p<0,05). Os resultados deste estudo evidenciam a influência que a relação Ca:P da dieta exerce na conformação dos potros mostrando a importância de se balancear a dieta obedecendo as recomendações do NRC.

Externo à Instituição - ADALGIZA SOUZA CARNEIRO DE REZENDE - UFMG (Membro)
Externo à Instituição - TIAGO DE RESENDE GARCIA - ABCCMM (Membro)
Externo ao Programa - ERICK DARLISSON BATISTA - DZO/FZMV (Suplente)
Externo ao Programa - RODRIGO NORBERTO PEREIRA - DMV/FZMV (Suplente)