Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA VILELA AZZI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA VILELA AZZI
DATA: 08/07/2021
LOCAL: Remoto

Aspectos socio-demográficos, comportamentais e psicológicos de estudantes de medicina veterinária e ciências agrárias durante a pandemia COVID-19

medicina veterinária, pandemia COVID-19, atividade física, qualidade de vida, saúde mental.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A pandemia COVID-19 provocou uma mudança drástica e inesperada em todo o mundo, provocando medidas de distanciamento, afetando principalmente o sistema educacional. Grande parcela das instituições educacionais aderiu ao sistema de ensino remoto emergencial (ERE). Porém as consequências dessa mudança ainda são incertas e estudos são necessários para determinação dos reais efeitos psicológicos gerados por essa medida a fim de subsidiar novas estratégias educacionais. A maior parcela dos estudos realizados até o momento envolve principalmente estudantes dos cursos da área de medicina humana. Porém, outros grupos tais como estudantes de medicina veterinária e das ciências agrárias também estão expostos a agentes ambientais semelhantes e estudos investigando os impactos nesse grupo são mais raros. Alterações da saúde mental, tais como síndrome de Burnout tem sido consideradas problemas de saúde pública de extrema relevância não apenas no âmbito profissional como também em ambientes acadêmicos. A suspensão das atividades presenciais e a migração para o ERE, bem como a limitação do convívio social tanto no ambiente universitário como a prática de atividades físicas por exemplo também podem ter impactos significativos no desempenho acadêmico. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo longitudinal, antes e após a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, em grupo de estudantes da área de medicina veterinária e compará-lo a outros grupos de estudantes em relação aos impactos das medidas restritivas na saúde mental e desempenho acadêmico. Posteriormente, considerando os resultados do primeiro estudo, foi realizado um estudo transversal com amostra representativa de estudantes universitários para avaliar as características sociodemográficas, comportamentais e psicológicas durante a suspenção das atividades letivas impostas pela pandemia COVID-19. O estudo longitudinal demonstrou que a prática de atividade física reduziu os efeitos psicológicos negativos da pandemia em acadêmicos da área de medicina veterinária e ciências agrárias. Não houve efeito significativo da modalidade do curso quando comparados os alunos de medicina veterinária e os outros cursos da área de ciências agrárias. Através do estudo transversal observou-se três perfis diferentes de estudantes (baixa qualidade de vida, qualidade de vida intermediário e alta qualidade de vida) em relação aos aspectos psicológicos. Os resultados demonstraram diferenças significativas entre as grandes áreas do conhecimento em que estudantes das áreas de Saúde Humana apresentaram melhores escores em domínios psicológicos em relação às demais áreas. Já estudantes das áreas de Ciências Exatas apresentaram maior facilidade em relação ao ERE. Nossos resultados contribuem para um melhor entendimento sobre o perfil de saúde mental dos acadêmicos da área de Medicina Veterinária e Ciências Agrárias, permitindo que os gestores educacionais possam traçar planejamentos para auxiliar nas estratégias de enfrentamento comportamental dos mesmos. Além disso, atividade física regular demonstrou ser uma ferramenta a ser utilizada como estratégia para melhorar a saúde mental desses estudantes no enfrentamento das alterações emocional.

Presidente - LUCIANO JOSE PEREIRA (Membro)
Externo ao Programa - RODRIGO FERREIRA DE MOURA - DSA/FCS (Membro)
Externo ao Programa - ALINE CARVALHO PEREIRA - DSA/FCS (Suplente)
Externo à Instituição - RENATA DE CARVALHO FOUREAUX - UNILAVRAS (Membro)