Banca de DEFESA: CATARINA BRENHA RIBEIRO

DISCENTE: CATARINA BRENHA RIBEIRO
DATA: 29/10/2021
LOCAL: Remoto

Aplicabilidade da ultrassonografia do sistema reprodutor feminino de codornas japonesa (Coturnix japonica): comparações com a macroscopia.

Coturnicultura, ultrassonografia, reprodutor feminino

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal

A ultrassonografia é um exame que não utiliza de radiação ionizante, é considerado indolor, de baixo custo e pouco invasivo ao animal. Ela já é utilizada na veterinária em animais de produção há décadas, contudo, seu uso na avicultura ainda é pouco explorado. Portanto, o objetivo desse trabalho é determinar a aplicabilidade da ultrassonografia como um método diagnóstico do sistema reprodutivo de codornas japonesas (Coturnixjaponica), fazendo um comparativo dos achados ultrassonográficos com os observados na macroscopia durante o período de formação do ovo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais sob o protocolo nº 057/17. Foram avaliadas 74 codornas oriundas do setor de avicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo que dessas 74, três foram escolhidas como grupo controle e as demais foram divididasdurante a condução do experimento, tudo de forma aleatória. Os exames foram realizados no setor de Diagnóstico por Imagem da UFLA. Na ultrassonografia, foram coletadas: duas medidas do primeiro e segundo folículo dominante obtidas em plano longitudinal, presença de ovo e quatro medidas em diferentes pontos do albúmen. Com exceção do grupo controle, as codornas eram abatidas após exame.Na macroscopia, foram obtidos: o tamanho do folículo liberado, a distância desse folículo do ovário, o segmento do oviduto onde o folículo se encontrava, o estágio de desenvolvimento folicular e o tamanho do próximo folículo da hierarquia folicular. No ultrassom, foi possível visualizar o ovário das codornas e seus folículos, permitindo a diferenciação dos diferentes tipos foliculares. O diâmetro médio dos folículosfoi aumentando com o passar do tempo. Foi possível, também, detectar alterações morfológicas no folículo ovulado conforme sua passagem pelo oviduto.Conclui-se que a ultrassonografia é um método executável na coturnicultura, permitindo uma avaliação do sistema reprodutivo de plantéis e granjas, favorecendo uma análise não invasiva da viabilidade reprodutiva dos animais. Além disso, contribui com parâmetros de normalidade na espécie para realização de estudos diversos que a utilizem como modelo experimental.

Externo à Instituição - ANELISE CARVALHO NEPOMUCENO - UFMG (Membro)
Externo à Instituição - VANESSA MARTINS FAYAD MILKEN - UFU (Suplente)
Externo ao Programa - GREGORIO CORREA GUIMARAES - DMV/FZMV (Suplente)
Externo ao Programa - JULIANO VOGAS PEIXOTO - DMV/FZMV (Suplente)