Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA GOUVEIA VILELA SANTOS

DISCENTE: DEBORA GOUVEIA VILELA SANTOS
DATA: 22/02/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

Avaliação Pulmonar Ultrassonográfica de Potros em Hospital Particular – Estudo Retrospectivo

Equinos. Diagnóstico por Imagem. Pneumonia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Radiologia de Animais

Potros neonatos e pediátricos por esta condição apresentam uma maior susceptibilidade para o desenvolvimento de afecções pulmonares comparado aos adultos.   Equinos muitas vezes detêm um alto valor zootécnico, justificado na maioria das vezes pelo seu potencial desempenho atlético e pela utilização na reprodução. O exame dos potros e a tomada de decisão para a conduta terapêutica a ser seguida representam expressivos desafios. As lesões pulmonares que acometem os potros tendem a estar correlacionadas ao desenvolvimento de pneumonias que podem variar de acordo com a idade, região e manejo do criatório. Apesar dessas doenças não serem incomuns, o diagnóstico muitas vezes é realizado apenas com base no histórico e exame físico em situação de campo. O objetivo do presente estudo será realizar um estudo retrospectivo para relatar as principais lesões pulmonares em potros atendidos submetidos a ultrassonografia no Hospital Veterinário Vet Check, localizado na cidade de Betim no estado de Minas Gerais, além de relatar a evolução dos diferentes casos perante o tratamento.

Externo ao Programa - RODRIGO NORBERTO PEREIRA - DMV/FZMV (Membro)
Interno - MARCOS FERRANTE (Membro)
Interno - HUGO SHISEI TOMA (Suplente)
Presidente - ANTONIO CARLOS CUNHA LACRETA JUNIOR (Membro)