Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA DE SOUZA TEIXEIRA CAMPOS

DISCENTE: MARIA EDUARDA DE SOUZA TEIXEIRA CAMPOS
DATA: 22/06/2022
LOCAL: banca não presencial - via google meet

DETECÇÃO DE Salmonella spp., Escherichia coli e Staphylococcus spp. EM ARDEÍDEOS: INVESTIGAÇÃO DE POTENCIAIS RESERVATÓRIOS

Enterobacteriaceae, aves silvestres, Pelecaniformes

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Patologia Animal
ESPECIALIDADE: Anatomia Patologia Animal

Os ardeídeos são aves pertencentes à Ordem Pelecaniformes, que se deslocam por grandes distâncias e formam densos ninhais em ambientes naturais e urbanos. Seu comportamento sinantrópico pode facilitar a disseminação de patógenos zoonóticos e de microrganismos resistentes a antimicrobianos. A pesquisa visa investigar se Pelecaniformes de um ninhal localizado na zona urbana de Lavras, no Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), construído na área de um córrego que atravessa a cidade, são portadores de Salmonella spp., E. coli e Staphylococcus spp., e correlacionar a infecção à ocorrência de lesões macro e microscópicas nas aves examinadas, bem como avaliar se os microrganismos isolados têm  resistência antimicrobiana. Na estação reprodutiva de 2021 foram realizadas visitas diárias a um ninhal de Pelecaniformes no campus da UFLA. Filhotes encontrados caídos dos ninhos e moribundos foram recolhidos, pesados, anestesiados e eutanasiados. Filhotes encontrados mortos também foram recolhidos e encaminhados ao SPV da UFLA. Foi realizada avaliação macroscópica dos órgãos e tecidos, com descrição e registro fotográfico das alterações. Fragmentos de órgãos e tecidos foram colhidos em formol a 10%, processados para histologia e corados com hematoxilina e eosina para análise em microscópio ótico. Com o uso de dois suabes estéreis foram realizadas coletas de excretas intracloacais de todos os cadáveres, bem como dois suabes de cada órgão com lesão macroscópica sugestiva de infecção pelos microrganismos de interesse. Um suabe de cada local de coleta foi armazenado em tubo com água peptonada tamponada e o outro em meio de transporte Stuart, com identificação dos tubos de acordo com o registro de necrópsia. As amostras foram encaminhadas para o LAME - UFLA para isolamento de Salmonella spp., E. coli e Staphylococcus spp. Foram isoladas cinco colônias de cada, quando possível, e as colônias suspeitas submetidas a testes preliminares, com avaliação da morfologia microscópica por esfregaços corados por Gram, testes de catalase e coagulase, no caso das amostras de Staphylococcus spp.; além de testes bioquímicos para as amostras sugestivas de Salmonella spp.. Serão realizados testes de PCR utilizando primers específicos para cada um dos microrganismos. As colônias positivas para Salmonella spp. serão encaminhadas para o Instituto FIOCRUZ para sorotipagem. Os microrganismos isolados passarão ainda por testes de suscetibilidade a antibióticos. Foram coletados 15 animais; 10 garças-brancas-grandes (Ardea alba) e cinco garças-vaqueiras (Bubulcus ibis). Uma garça-branca-grande era jovem e as demais aves eram filhotes. Seis aves foram encontradas mortas e nove estavam moribundas. Na avaliação macroscópica sete garças tinham lesões traumáticas em cabeça e pescoço, compatíveis com lesões por bicadas, foram observados focos e áreas brancacentas no fígado (5 aves), conteúdo enegrecido nos intestinos (4) e helmintos em proventrículo (10), intestino delgado (2) e cavidade celomática (1). No exame histopatológico havia congestão difusa (6), necrose multifocal (2), infiltrado inflamatório linfoplasmocítico periportal moderado (1) e hemorragia (1). Os diagnósticos foram de trauma (14), parasitismo por nematódeos (5) e compactação e esofagite necrotizante (1). Foram isoladas 48 colônias compatíveis com Staphylococcus spp. de nove aves; 59 colônias compatíveis com E. coli isoladas de 10 aves; e 187 colônias isoladas pelo protocolo de Salmonella spp. de 14 aves. Dos isolados sugestivos de Salmonella spp. 30 apresentaram morfologia característica e 51 foram compatíveis nos testes bioquímicos. As amostras de Staphylococcus spp. serão identificadas por Mald Tof e todas as amostras terão confirmação por meio de PC. Os resultados da técnica de PCR e Maldi-Tof serão essenciais para a confirmação das espécies de microrganismos isolados. Além disso, é importante avaliar a sensibilidade antimicrobiana destes isolados, pois podem se tratar de microrganismos multirresistentes. A grande maioria das colônias isoladas foi obtida por suabes cloacais, o que indica que estes microrganismos estavam sendo eliminados pelas aves. Ardeídeos são conhecidos longos voos em busca de alimentos e podem, portanto, representar importante risco para saúde pública por disseminação de microrganismos.

Externo ao Programa - FLADEMIR WOUTERS - DMV/FZMV (Membro)
Externo à Instituição - FERNANDA MORCATTI COURA - IFMG (Membro)
Interno - ELAINE MARIA SELES DORNELES (Membro)
Presidente - ANGELICA TEREZINHA BARTH WOUTERS (Membro)