Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTERLIN RAFAEL MORENO ORTEGA

DISCENTE: ESTERLIN RAFAEL MORENO ORTEGA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias

Eficiência reprodutiva e comportamento durante a expressão de estro de vacas Holandesas de alta produção em sistema “Compost Barn Tunel de Vento

Comportamento estral, Bem-estar animal, Estresse térmico por calor.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Inseminação Artificial Animal

O comportamento do estro e a eficiência reprodutiva são afetados por múltiplos fatores, como estresse térmico por calor, alta produção, instalações, saúde, dentre outros, que acabam comprometendo a fertilidade das vacas e sua permanência no rebanho. Os sistemas Compost Barn Tunel de Vento surgem como uma alternativa para melhorar tanto o bem-estar quanto a produtividade de vacas de alta produção, por proporcionarem maior conforto aos animais. Este trabalho tem como objetivos estudar o comportamento estral de vacas leiteiras alojadas no sistema Compost Barn Tunel de Vento, e sua eficiência reprodutiva. Serão utilizadas 30 vacas da raça Holandesa, primíparas e multíparas, submetidas ao protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). A coleta de dados comportamentais será realizada pela detecção visual e por métodos auxiliares que incluem video-câmeras, coleira eletrônica e bastão marcador a partir da remoção do dispositivo intravaginal de progesterona (DIB) até o fim do estro. O número de montas recebidas e dos comportamentos secundários do estro (tentar montar por trás, lamber, pressionar a mandíbula no dorso, tentar montar por frente e cabeça com cabeça) serão registrados. O índice de temperatura e umidade (ITU) serão registrados diariamente por meio de quatro sensores fixos localizados dentro do galpão, e a velocidade do vento será registrada por três dias seguidos a partir do dia de retirada do DIB nos horários da manhã (8h00) e à tarde (14h00). A umidade da cama será avaliada a cada 15 dias e a produção de leite a cada 10 dias durante as três ordenhas diárias. A temperatura retal (TR) e a frequência respiratória (FR) serão avaliadas duas vezes ao dia a partir da retirada do DIB nos horários da manhã (8h00) e da tarde (14h00) até o fim do estro. Os indicadores de eficiência reprodutiva (serviços por concepção, intervalos do parto ao primeiro cio, primeiro serviço e concepção e intervalo de partos) serão obtidos da base de dados do software Cowmed® utilizado na fazenda. Serão analisados a duração (intervalo entre a primeira e a última aceitação de monta) e a intensidade do estro (número de montas recebidas e de comportamentos secundários realizados), bem como os fatores ambientais e fisiológicos que afetam a expressão comportamental do estro. Os dados serão analisados por meio do pacote estatístico SISVAR®.

Externo à Instituição - RAFAEL JOSE OTERO ARROYO - UNISUCRE (Membro)
Presidente - NADJA GOMES ALVES (Membro)
Interno - MILLER PEREIRA PALHAO (Membro)
Interno - JOSE CAMISAO DE SOUZA (Suplente)