Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENDA VERIDIANE DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENDA VERIDIANE DIAS
DATA: 01/11/2022
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias

Avaliação da sobrealimentação com silagem de grão de milho moído e reidratado sobre o desempenho produtivo e o desenvolvimento folicular em cabras Saanen

Caprinocultura, Digestibilidade, Flushing, Ovulação.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Inseminação Artificial Animal

A nutrição exerce papel fundamental na reprodução das fêmeas e o aumento do teor energético da dieta em torno do período reprodutivo é uma das formas de promover melhoras no desempenho reprodutivo de pequenos ruminantes. A sobrealimentação promove um aumento nas concentrações de metabólitos do sangue, que desempenham um papel importante na foliculogênese e ovulação. Nesse sentido, objetivou-se com este trabalho avaliar com base em parâmetros produtivos e reprodutivos de cabras Saanen, o efeito da sobrealimentação com silagem de milho moído e reidratado, que é um alimento que pode ter maior digestibilidade que o milho convencional. O experimento foi conduzido no Biotério Experimental de Caprinos e Ovinos da Universidade Federal de São João del- Rei (UFSJ). Após padronização experimental, 36 cabras não lactantes foram distribuídas  em um delineamento em blocos casualizados (DBC) com três tratamentos e 12 repetições por tratamento. O tratamento controle consistiu em uma dieta de mantença (controle, n=12), e os tratamentos com sobrealimentação foram realizados com milho moído (SMM, n=12), ou com silagem de milho reidratado (SMR, n=12). As dietas experimentais foram fornecidas as cabras por 24 dias. Os animais foram alojados em baias individuais de no mínimo 2 m² providas de bebedouro e comedouro. As dietas foram fornecidas de manhã e à tarde em quantidade suficiente para permitir sobras de pelo menos 5% do total ofertado/animal/dia. Amostras compostas das dietas ofertadas, sobras e fezes coletadas ao longo do período experimental foram analisadas no laboratório de pesquisa animal (LPA) do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Para    avaliação dos parâmetros reprodutivos, o estro foi sincronizado por meio de aplicação de  implante progestágeno que permaneceu no animal por nove dias. Após retirado o implante, a detecção do estro foi realizada com o auxílio de um reprodutor. O monitoramento ultrassonográfico dos folículos foi realizado no 14º dia de fornecimento das dietas experimentais, e a partir do 20º diariamente até que fossem constatadas as ovulações. Além do acompanhamento dos ovários, a ultrassonografia foi utilizada para avaliar a espessura de gordura subcutânea no dia anterior ao fornecimento das dietas experimentais, no 7º, 14º e 21º após o fornecimento, juntamente com a pesagem e avaliação do ECC dos animais. Amostras de sangue foram coletadas nos dias da pesagem para posterior dosagem de glicose e ureia. No 10º dia após o estro, uma coleta de sangue foi realizada para dosagem de progesterona. A análise estatística dos dados será realizada com auxílio do software SAS 9.2 (SAS Inst. Inc., Cary, NC). O efeito das dietas experimentais sobre o consumo, desempenho, comportamento e digestibilidade serão submetidos a análise de variância utilizando o procedimento MIXED. As concentrações sanguíneas de N-ureia e glicose serão analisadas em arranjo de parcelas subdivididas pelo procedimento GLM. As análises da atividade ovariana serão realizadas utilizando a metodologia de modelos lineares generalizados. Os efeitos dos tratamentos serão comparados considerando nível de significância de 5%. É esperado que a sobrealimentação e o ganho em digestibilidade obtido pela ensilagem do grão de milho reidratado promova melhor desenvolvimento folicular e aumente o número de ovulações  de cabras Saanen.

Presidente - NADJA GOMES ALVES (Membro)
Interno - JOSE CAMISAO DE SOUZA (Suplente)
Externo ao Programa - IRAIDES FERREIRA FURUSHO GARCIA - DZO/FZMV (Membro)
Externo à Instituição - RAFAEL FERNANDES LEITE - UFSJ (Membro)