Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTÉFFANY FRANCISCA REIS NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESTÉFFANY FRANCISCA REIS NASCIMENTO
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Googlemeet

ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE PROPRIEDADES LEITEIRAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Bovinocultura; custo de produção; compost barn; free stall; sistemas de produção.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Manejo de Animais

Atualmente as propriedades rurais estão se tornando mais especializadas, exigindo que os produtores se tornem mais competitivos no mercado. O pecuarista que almeja ter sucesso na atividade leiteira deve buscar maior lucratividade dentro do sistema de produção. Ao analisar economicamente os dados de uma propriedade é possível realizar um estudo aprofundado dos principais fatores que estão impedindo melhores resultados econômicos e corrigi-los para que se possa alcançar a maior lucratividade. Objetiva-se, com esta pesquisa, avaliar a rentabilidade, bem como os fatores que afetam o custo de produção de propriedades assistidas por técnicos da Educampo no estado de Minas Gerais. Os dados analisados advêm de 522 propriedades leiteiras, referente ao ano de 2018. Os índices econômicos foram inicialmente registrados em um banco de dados no Microsoft Excel®, e posteriormente exportados para o software estatístico IBM SPSS 18.0, onde será realizada a análise descritiva simples, para o estudo da análise conjunta, traçar o perfil socioeconômico dos pecuaristas e o perfil tecnológico das propriedades. Para a análise comparativa de grupos (compost barn x free stall) e para identificar os determinantes da rentabilidade positiva, o teste T-Student será realizado. Para a comparação de três agrupamentos ou mais, utilizar-se-á a análise de variância (ANOVA) com teste Tukey, para aferir se há diferença estatística (p<0,05) entre as propriedades com diferentes sistemas de produção (confinado, semiconfinado e em regime). Após a determinação dos grupos, será realizado a análise descritiva simples em cada um deles. Para a análise de rentabilidade serão considerados como indicadores de eficiência econômica a margem bruta, a margem líquida, o resultado (lucro ou prejuízo), a lucratividade 1 e lucratividade 2.

Externo à Instituição - MATTEO BARBARI - UniFi (Membro)
Presidente - MARCOS AURELIO LOPES (Membro)
Interno - HUMBERTO DE MELLO BRANDAO - EMBRAPA (Membro)
Externo ao Programa - FRANCISVAL DE MELO CARVALHO - DAE/FCSA (Suplente)